Na última quinta-feira, 31, Jim Carrey, de 60 anos, anunciou que vai se aposentar após 39 anos de carreira. O último trabalho do ator será Sonic 2, que chega aos cinemas em 8 de abril. Na trama, ele dá vida ao Doutor Eggman, principal antagonista do ouriço azul.
Ele não descartou a possibilidade de, no futuro, voltar a fazer filmes. "Às vezes, um anjo traz uma mensagem, um roteiro quase escrito a ouro e posso avaliar um retorno à indústria de cinema. Caso exista uma proposta muito atraente, eu poderia continuar na estrada, mas agora decidi fazer uma pausa", disse em entrevista ao programa Access Hollywood.
Ao longo de quase quatro décadas, o comediante marcou gerações com inúmeros personagens memoráveis. Enquanto ainda não se sabe quando (e se) Jim voltará a gravar novas produções, relembre cinco dos maiores trabalhos do artista:
Ace Ventura (1994)
Todo Poderoso (2003)
Grinch (2000)
Jim Carrey também deu vida ao Grinch, uma criatura verde que odeia o Natal. Por isso, ele decide estragar a noite das pessoas, roubando presentes e enfeites.
Esse foi o primeiro livro de Dr. Seuss a ser adaptado para os cinemas. É uma daquelas histórias clássicas sobre o espírito natalino para assistir no final do ano.
Débi e Lóide (1994)
Jim Carrey e Jeff Daniels interpretam uma dupla de amigos pouco inteligente em uma comédia pastelão. Originalmente, o filme se chama Dumb & Dumber - algo como "burro e burrísimo" -, mas a versão dublada ganhou o trocadilho com a palavra debiloide.
Mesmo sendo uma produção de quase 30 anos atrás, é possível ver na internet atualmente memes usando os dois personagens.
O Máskara (1994)
O Máskara é, sem dúvida, um dos filmes mais populares protagonizados por Jim Carrey. Na trama, o personagem Stanley Ipkiss encontra uma máscara que lhe dá superpoderes e uma autoconfiança acima do normal.
Nesta lista, há apenas algumas das mais de 59 produções feitas pelo ator na televisão e no cinema. Mesmo aposentado, o legado de Jim Carrey é enorme.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.