O ator Alan Arkin, imortalizado pelo papel de Edwin Hoover em Pequena Miss Sunshine, pelo qual recebeu um Oscar, morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada pelos filhos do artista, Adam, Matthew e Anthony, à People nesta sexta-feira, 30. A causa da morte não foi revelada.
À revista, os filhos de Alan escreveram uma declaração lamentando a morte do ator. “Nosso pai era uma força da natureza talentosa e única, tanto como artista quanto como homem. Um marido, pai, avô e bisavô amoroso, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida”, dizia a nota.
O artista foi reconhecido pelo papel de Edwin, o avô de Olive Hoover, protagonista de Pequena Miss Sunshine interpretada por Abigail Breslin, em 2007. À época, Alan recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Em 2013, o ator recebeu sua quarta indicação à premiação pelo longa Argo, dirigido por Ben Affleck, que venceu o Oscar de Melhor Filme. Alan já esteve no elenco de inúmeros outros filmes marcantes, como Edward Mãos de Tesoura, de 1990, e o live-action de Dumbo, de 2019.
Mais recentemente, o artista havia recebido indicações ao Emmy pela série O Método Kominsky, da Netflix. Ele deixa a mulher, Suzanne Newlander, e os três filhos.
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.