No último domingo, 24, ocorreu o BET Awards, premiação focada em artistas negros do cinema e da TV americana. Durante o evento, a Netflix divulgou um vídeo com a presença de todos os atores negros que participam de suas produções.
A ação vem logo após a empresa demitir Jonathan Friedland, executivo chefe da comunicação, por usar um termo racista. Ele usou as palavras em reuniões com sua equipe de relações públicas. A demissão foi anunciada pelo próprio Friedland em seu Twitter.
O vídeo divulgado pela Netflix tem como título Um Grande Dia em Hollywood e foi inspirada por uma foto icônica feita em 1958, intitulada Um Grande Dia em Harlem, em que figuravam 57 grandes cantores de jazz, como Charles Mingus e Count Basie. No vídeo, aparecem 47 escritores, produtores, atores e produtores, todos negros.
Há alguns meses, a empresa tem focado em produzir conteúdos feitos por e para negros, sendo alguns dos exemplos as séries Dear White People e Luke Cage. Lacey Duke, um dos diretores da Netflix, disse à Variety que fazer o vídeo foi "mágico", e que gostou muito de juntar "todas essas pessoas incrivelmente talentosas e lindas em um espaço se apoiando e brilhando juntas".
No vídeo e na foto, aparecem artistas como Antoinette Robertson, Ashley Blaine Featherson, DeRon Horton e Justin Simien, de Dear White People; Caleb McLaughlin (que faz a narração) e Priah Fergusonde Stranger Things; Antonique Smith, Gabrielle Dennis, Mike Colter, Mustafa Shakir e Cheo Hodari Coker de Luke Cage; Lena Waithe, de Master of None, entre outros.
Assista ao vídeo abaixo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.