Os primeiros episódios da nova temporada de Os Simpsons já estão disponíveis no Star+. No ar desde 1989, a série é famosa por suas "previsões" de muitos acontecimentos históricos importantes. Mas isso não é atoa: para a produção dos roteiros, a animação conta com uma equipe de 10 a 20 pessoas, que levantam possíveis temas ficcionais e reais para aparecerem na série.
Da Copa do Mundo à presidência de Trump, relembre dez momentos marcantes previstos por Os Simpsons:
Guerra na Ucrânia
O acontecimento mais recente previsto pelos Simpsons é fruto de um dos episódios mais antigos da série. Em 1998, foi ao ar um episódio em que Homer acaba causando um incidente internacional ao ejetar o capitão de um submarino em águas russas. A série mostra uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual o presidente da Rússia diz que a União Soviética não acabou e que o exército tomou as ruas.
Nota de 200 reais
Em 2013, um episódio da 25° temporada de Os Simpsons se passou no Brasil. Em meio a Copa do Mundo, que no mundo real aconteceria no ano seguinte, o personagem Homer se torna árbitro de futebol e é subornado com notas de 200 reais. Seis anos mais tarde, a cédula passou a de fato existir no País, após ser aprovada pelo Banco Central.
Neymar e Alemanha na Copa
No mesmo episódio da nota de 200 reais, Os Simpsons previu, ainda que sem muita precisão, dois acontecimentos da Copa do Mundo de 2014. A animação mostrou um craque brasileiro se machucando e ficando de fora da competição e um jogo entre Brasil e Alemanha, que terminou em 2 a 0 para europeus. Na Copa verdadeira, Neymar saiu lesionado nas quartas de final e a seleção perdeu para os alemães por um placar bem mais traumático, o famoso 7 a 1.
Coronavírus
Alguns fãs da animação dizem que Os Simpsons também previu a pandemia da covid-19. Em 1993, um episódio da quarta temporada mostrou o surto de um vírus originário de Osaka, no Japão, que era transmitido através de caixas de um suco japonês. A comparação é controversa, no entanto, já que o coronavírus teve origem na China, e não no Japão, e não é transmitido por um produto encomendado, como na série.
Final de Game of Thrones
Em 2017, foi ao ar um episódio de Os Simpsons que, dois anos mais tarde, ficaria famoso por ter previsto o final da série Game of Thrones, da HBO. Na época, o encerramento de GOT quebrou o record de audiência da emissora. No capítulo da animação, a família Simpson é colocada em um universo fantasioso inspirado no seriado e, em certo momento, um dragão destrói o vilarejo que eles habitam.
Presidência de Trump
Uma das previsões mais famosas da animação da Fox foi a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Em episódio da 11° temporada, que foi intitulado justamente de "Bart no futuro", a personagem Lisa Simpson é eleita presidente e reclama da situação financeira deixada pela gestão anterior, a de Trump.
Greve dos caminhoneiros
Em 2018, internautas sugeriram que Os Simpsons previu até mesmo a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio daquele ano no Brasil. No episódio, Homer está dirigindo um caminhão e encontra outros veículos alinhados, como em uma paralisação. Contudo, na série, o ato não teve relação com uma greve ou com o preço dos combustíveis, como aconteceu no País.
Legalização da maconha no Canadá
A legalização da maconha no Canadá entrou um vigor em outubro de 2018, mas Os Simpsons já havia previsto o fato em 2005. No episódio, Homer começa a contrabandear medicamentos mais baratos que vinham do país. Em uma das viagens, oferecem um cigarro de maconha ao personagem, dizendo que lá a droga é legalizada.
Vídeoconferências
Em 1995, a animação mostrou Lisa viajando até 2010 com a ajuda de uma vidente. Na ocasião, ela fala com a mãe através de um aparelho que mistura um celular com uma televisão, exatamente como em uma chamada de vídeo. A função só foi lançada na vida real anos depois.
Disney comprando a Fox
Em 1998, Os Simpsons previu a junção de duas gigantes do meio cinematográfico: a Disney e a Fox. No desenho, um estúdio da 20th Century Fox apareceu como uma divisão da empresa do Mickey. Em 2019, a Disney comprou a Fox por aproximadamente 71 bilhões de dólares.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.