O paredão falso é uma dinâmica popular no Big Brother Brasil em que o público vota para um participante passar por uma experiência de eliminação e retornar para a casa alguns dias depois.
O último a fazer parte do paredão falso foi Fred Nicácio, na edição de 2023. Ele foi para o Quarto Secreto com Marília, eliminada na ocasião por meio de voto do público.
O médico foi eliminado algum tempo depois, voltou pela repescagem e saiu, por fim, em outro paredão contra Bruna Griphao e Sarah Aline, com 51,14% dos votos.
Desde Anamara, no BBB 13, até Fred Nicácio, oito brothers passaram pelo paredão falso, por meio de dinâmicas diferentes. Relembre todos os momentos:
Anamara (BBB 13)
O primeiro paredão falso foi na 13ª edição do programa com Anamara, também chamada de Maroca. Essa foi a segunda participação dela no Big Brother Brasil, pois ela já havia participado do BBB 10.
A ex-sister teve o direito de assistir tudo o que ocorria dentro da casa e ainda voltou como líder. No seu retorno, ela cantou: "Eu voltei, voltei para ficar ficar". Assista ao momento:
Maroca era favorita para vencer o reality show, mas acabou perdendo o favoritismo - inclusive, Pedro Bial reforçou isso em seu discurso de eliminação.
Ela foi a nona eliminada com 48% dos votos em uma disputa contra Nasser e Fani. A edição foi vencida por Fernanda Keulla.
Ana Paula Renault (BBB 16)
Com sua "personalidade forte", Ana Paula Renault foi uma das participantes mais memoráveis do BBB e a segunda a participar de um paredão falso. Ela ficou dois dias assistindo aos demais brothers falando mal dela.
Na sua volta para a casa, ela chegou aos gritos de "olha ela", que virou seu bordão e é lembrado até hoje pelos fãs do programa. Veja o momento:
Ela também era favorita para vencer o programa, mas acabou sendo expulsa por agressão. Durante uma festa, ela deu alguns tapas no rosto do participante Renan e ele mesmo foi ao confessionário reclamar.
Emilly (BBB 17)
No caso de Emilly, do BBB 17, a votação do paredão falso não foi feita pelo público. Tiago Leifert, apresentador da época, entrou na casa e avisou que os próprios participantes teriam o poder de "eliminar" alguém por meio de uma votação aberta.
Ela recebeu seis votos e foi para o Quarto Secreto. O poder dela era de dividir a casa em dois grupos: o mexicano e o americano. A casa foi separada com um muro, em referência a Donald Trump.
Essa divisão também definiu qual grupo disputaria a prova do líder, enquanto o outro faria a prova do anjo. Emilly ficou no mexicano e se reencontrou com alguns brothers. Veja:
A estudante, que tem uma irmã gêmea chamada Mayla, se consagrou como a campeã da edição com 57% dos votos em uma final contra Vivian Amorim e Ieda.
Gleici (BBB 18)
O quarto paredão falso do Big Brother foi na 18ª edição, porém não foi 100% de mentira. Em uma disputa tripla, entre Mahmoud, Gleici e Paula, o participante mais votado seria eliminado e o menos votado iria para o Quarto Secreto.
Com 57,23%, Mahmoud realmente deixou o programa, enquanto Gleici, com 3,49%, pôde retornar ao jogo. Ela ficou no quarto por dois dias e voltou com imunidade e poder de indicar alguém ao paredão. A escolhida foi Patrícia.
Em sua volta, ela usou o bordão da personagem Clara, da novela O Outro Lado do Paraíso: "Vocês não sabem o prazer que é estar de volta". Veja:
Gleici também confirmou seu favoritismo e venceu a edição com 57,28% dos votos em uma disputa contra Kaysar e a família Lima (Ana Clara e seu pai, Ayrton).
Gabriela (BBB 19)
No BBB 19, a participante Gabriela foi escolhida pelo público, com 50,49%, para ganhar a imunidade em um paredão falso disputado contra Rodrigo e Tereza.
Nesse caso, não houve Quarto Secreto. Ela se despediu dos colegas e saiu, minutos depois entrou na casa novamente pela despensa. Gabriela, no entanto, foi a 11ª eliminada na edição vencida por Paula von Sperling.
Carla Diaz (BBB 21)
O sexto paredão falso foi com a atriz Carla Diaz, que participou do BBB 21 como camarote. Ela foi para o Quarto Secreto e pôde acompanhar os outros brothers, mas sem áudio.
Para ouvir o que eles estavam falando, ela precisava usar cards, porém eles eram limitados. Após dois dias, ela retornou para a casa vestida de dummy e mostrou seu dom artístico. Relembre:
Ela ganhou o poder de vetar a decisão do anjo, seja na escolha do monstro ou na imunização, porém acabou não usando. Carla foi eliminada duas semanas depois com 44,96% em uma disputa acirrada contra Rodolffo, que ficou com 44,45%, e Fiuk, com apenas 10,59%.
Arthur Aguiar (BBB 22)
Depois de voltar de quatro paredões reais, Arthur Aguiar foi o escolhido no BBB 22 para ser “eliminado” no sétimo paredão falso da história do programa e se tornou o primeiro homem a passar por essa experiência, tendo ganhado a edição de 2022 do reality. Ele disputou contra Eliezer, Gustavo e Linn da Quebrada.
O ator venceu contra os participantes com 82,8% dos votos, e ficou no Quarto Secreto, em que dispunha de quatro poderes: cortar a água da casa, prender os brothers no jardim ou na parte interna, acordá-los a qualquer momento e colocar todos na xepa.