Neste domingo, 12, ocorreu o Super Bowl, a grande final do campeonato da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. O evento, no entanto, é muito conhecido também por conta do tradicional show do intervalo.
Todo ano, grandes artistas fazem um espetáculo musical de cerca de 15 minutos. Neste ano, a apresentação ficou por conta de Rihanna, que fez seu tão esperado retorno à música e ainda confirmou uma segunda gravidez.
Separamos dez momentos do show do intervalo que marcaram o evento e entraram para a história da música.
1993 - O silêncio de Michael Jackson
Em 1993, Michael Jackson fez uma apresentação no intervalo do Super Bowl que muitos consideram ter sido a melhor de todos os tempos. Antes de performar hits como Billy Jean e Black And White, ele permaneceu dois minutos inteiros em silêncio, de óculos escuros, e sendo ovacionado pela plateia. Veja aqui.
2002: O tributo do U2
O show de 2022 ficou a cargo da banda irlandesa U2, comandada por Bono. A apresentação foi uma das mais emocionantes da história, já que aconteceu meses após os ataques terroristas do 11 de setembro e fez um tributo às vítimas. Veja aqui.
2004 - O acidente com Janet Jackson
O show do Super Bowl de 2004 teve performances de diversos artistas, como Jessica Simpson, P. Diddy, Nelly e Kid Rock. Porém, o que marcou o evento foi o encerramento da apresentação, quando Janet Jackson e Justin Timberlake cantaram Rock Your Body.
O cantor deveria tirar uma peça de roupa da artista ao final da música, para que ela ficasse de lingerie. Contudo, um problema técnico fez com que Timberlake mostrasse o seio de Janet por rápidos cinco segundos. O momento criou uma crise midiática e se tornou um dos mais controversos da história do evento. Veja aqui.
2007 - Prince na chuva
Em 2007, o show do intervalo foi comandado por Prince. Além da apresentações de músicas icônicas, como We Will Rock You, Let’s Go Crazy e Baby I’m a Star, o momento foi marcado pela performance de Purple Rain, que significa “chuva roxa”, literalmente debaixo de chuva e iluminada por luzes azuis e lilases.
2012: O espetáculo de Madonna
Madonna liderou o show do intervalo do Super Bowl 2012 e apresentou seus grandes hits, como Vogue e Like a Prayer.
A performance foi marcada pela participação de acrobatas do Cirque du Soleil e participação de outros grandes nomes da música: Nicki Minaj, LMFAO, M.I.A. e CeeLo Green.
2013 - Beyoncé e o reencontro do Destiny’s Child
Beyoncé foi a atração do show do intervalo do Super Bowl em 2013. Apesar dos 13 minutos de espetáculos terem sido elogiados, um momento marcou o evento: o reencontro do Destiny’s Child.
Kelly Rowland e Michelle Williams fizeram uma aparição supresa no palco e cantaram a faixa Independent Women, além de Single Ladies, sucesso de Beyoncé, ao lado da cantora.
2015 - Katy Perry e o meme do tubarão dançarino
Em 2015, Katy Perry foi a artista escolhida para comandar o show do intervalo. A cantora contou com a participação de Lenny Kravitz e Missy Elliott.
Ela foi responsável por criar um dos maiores memes daquele ano: um dos seus dançarinos, fantasiado de tubarão para a performance da canção Teenage Dream, viralizou nas redes sociais com seus passos de dança. Veja aqui.
2016: Coldplay, Beyoncé e Bruno Mars
A atração principal do show do intervalo foi dividida em 2016: Coldplay, Beyoncé e Bruno Mars se apresentaram no evento e cantaram seus maiores hits.
A cantora, como de costume, ganhou atenção com sua performance da música Formation. Ao final, os três se uniram para relembrar outros grandes shows da história do Super Bowl. Veja aqui.
2017 - Lady Gaga descendo do teto
Lady Gaga se apresentou no show do intervalo do Super Bowl de 2017 e fez uma apresentação histórica. A cantora começou a performance, literalmente, no teto do estádio NRG, na cidade de Houston, e desceu ao palco presa por fios.
A artista revisitou toda a sua carreira na performance, com seus primeiros hits, Bad Romance e Poker Face, a até os mais recentes naquele período, como Million Reasons.
2020 - Shakira e Jennifer Lopez dão show
Shakira e Jennifer Lopez dividiram o palco do Super Bowl em 2020 e levaram suas raízes latinas ao evento, com faixas como Waka Waka e On the Floor.
Em um dos momentos emocionantes da apresentação, J. Lo colocou sua filha, Emme Muñiz, para cantar com ela, enquanto vestia um casaco com a bandeira de Porto Rico.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.