Empresas de apostas investem no basquete de olho em crescimento para Paris-2024

CBB e LNB fecharam acordos recentes com companhias do ramo, seguindo tendência da NBA

PUBLICIDADE

Foto do author Marcius Azevedo

Após espalharem os tentáculos pelo futebol brasileiro, patrocinando diversas equipes, as empresas de apostas têm um novo foco: o basquete. Duas das principais entidades da modalidade no Brasil fecharam parcerias com companhias que trabalham neste ramo.

PUBLICIDADE

A Confederação Brasileira de Basquete agora tem galera.bet e a Odds & Scouts como parceiras até 2031. A Liga Nacional de Basquete fechou por três anos com a Sportsbet.io, que vai promover os torneios da entidade, entre eles o Novo Basquete Brasil (NBB), com programas ao vivo, podcasts e conteúdos digitais e educativos sobre apostas.

CBB e LNB seguem uma tendência de outras grandes ligas ao redor do mundo. A NBA, por exemplo, renovou com DraftKings e FanDuel no ano passado. Comissão da liga americana, Adam Silver ainda não autorizou os times a estamparem as marcas em suas camisas, mas vale lembrar que até 2017/2018 era proibido qualquer patrocinador nas camisas dos times.

O basquete brasileiro tem recuperado o espaço perdido pelo vôlei nos últimos anos e com os novos parceiros almeja dar o próximo passo, visando ser uma potência mundial outra vez. O galera.bet apoiará também a modalidade 3x3, estreante na olimpíada de Tóquio, realizada em 2021, e que estará presente também em Paris-2024.

A casa de apostas já é parceira do basquete do Corinthians, que tem contado com grande apoio de sua torcida. “Participar desse novo ciclo olímpico junto com a seleção brasileira é muito importante para o galera.bet. O basquete é um dos principais esportes no Brasil. Além disso, dentro do ramo de apostas esportivas, o esporte é um dos mais relevantes, sempre muito procurado pelos apostadores”, afirmou Ricardo Bianco Rosada, CMO da empresa.

Publicidade

A Liga Nacional de Basquete, responsável pelo NBB, fechou com com o Sportsbet.io Foto: João Pires / LNB

O acordo com o basquete e as seleções masculina e feminina vai além de um ciclo olímpico e prevê uma parceria a longo prazo.

A Odds & Scouts, além do patrocínio, oferecerá suas ferramentas à seleção. Ela conta com tecnologias de ponta para fornecer dados e estatísticas em tempo real, ajudando a comissão técnica e o departamento de análise. Do outro lado, o acordo prevê exclusividade para a empresa em streamings de vídeo para a geração de “odds”, fundamentais para as apostas.

A CBB pretende utilizar parte dos recursos para expandir a prática do 3x3, agora uma modalidade olímpica. Tanto a equipe masculina quanto a feminina não conseguiram se classificar para Tóquio e o foco agora é participar dos Jogos de Paris, em 2024. Junto com o galera.bet, está previsto construções de locais espalhados pelo Brasil para aumentar o acesso ao esporte.

“Também faz parte do nosso projeto trabalhar o 3x3. É uma modalidade que estará nos Jogos de Paris-2024. Isso sem falar na plasticidade, na dinâmica do jogo em si, e no caráter inclusivo da modalidade. É um estilo de jogo mais acessível aos praticantes, que alimenta o sonho de se tornar um atleta, e isso humaniza ainda mais o esporte. Daí a construção de quadras em algumas cidades, como parte do legado deste patrocínio, ajudando ainda mais o crescimento deste esporte”, projeta Ricardo Bianco Rosada.

A parceria entre CBB e galera.bet é o maior acordo de uma confederação olímpica desde os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, justamente a última participação do basquete brasileiro em uma olimpíada, o que aumenta a esperança para o esporte.

Publicidade

Sports Value publicou recentemente uma análise sobre o crescimento do basquete no Brasil em que apontou que hoje existem 58 milhões de fãs do esporte no País. O número sobe para quase 70 milhões se incluirmos ainda crianças e adolescentes.