Sérvia vence a França por 90 a 85 e vai à final do Mundial de basquete

Mesmo sendo quarta colocada do seu grupo na primeira fase, equipe europeia vai encarar os Estados Unidos na decisão

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Mundial Masculino de Basquete ainda não acabou, mas já deixou uma lição: fase de grupos é uma coisa, mata-mata é outra completamente diferente. A prova disso é que a Sérvia, que avançou apenas como quarta colocada do seu grupo na primeira fase, venceu a França nesta sexta-feira, em Madri, por 90 a 85, e está na final contra os Estados Unidos. Pelo criticado regulamento do Mundial, os times dos Grupos A e B se cruzaram até as semifinais. Mas, nas oitavas, todos os confrontos entre as duas chaves tiveram vitória das equipes que vieram do Grupo A. Assim, Espanha, Brasil, França e Sérvia definiriam um finalista.

Marko Simonovic, destaque da seleção de basquete da Sérvia Foto: Andres Kudacki/AP

PUBLICIDADE

Com base na primeira fase, a Espanha era favorita, a Sérvia a zebra. E é exatamente a herdeira dos resultados esportivos da ex-potência Iugoslávia quem está na final. Eliminou Grécia (líder do Grupo B), Brasil e França, dois times dos quais havia perdido na fase de grupos. Os franceses haviam tirado os espanhóis, que estavam invictos.

Para chegarem à final, os sérvios fizeram um jogo memorável contra os franceses nesta sexta. No primeiro tempo, chegaram a abrir 18 pontos, indo para o intervalo com uma folga de 14 e a impressão de que o jogo estava ganho.

No segundo tempo, porém, Nicolas Batum, jogador do Portland Trail Blazers, mudou o jogo. Ele fechou a partida com oito acertos em 11 arremessos de três pontos (a estatística oficial é 8/12 porque ele jogou para o alto a última bola da partida). Assim, somou incríveis 35 pontos em uma semifinal de Mundial em que seu time fez 85.

Publicidade

Os franceses, atuais campeões europeus, jogam o Mundial sem Tony Parker (San Antonio Spurs) e Joakim Noah (Chicago Bulls). Boris Diaw (Spurs) tentou resolver também, pegando 10 rebotes e acertando três de cinco arremessos de quadra. Mas não foi suficiente.

Do lado sérvio, outra grande partida o armador Teodosic, com 24 pontos. Na equipe, porém, a pontuação foi mais dividida, com outros cinco atletas entre 11 e 13 pontos. A final é domingo, às 16h (de Brasília), em Madri. No sábado acontece a decisão do terceiro lugar, também na capital espanhola, às 13h.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.