PUBLICIDADE

Rebeca lidera Brasil no Mundial de ginástica e garante vaga por equipes na Olimpíada de Paris-2024

Julia Soares, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira completaram o time brasileiro nas apresentações desta segunda-feira, na Bélgica

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A seleção brasileira de ginástica artística garantiu nesta segunda-feira, dia 2, durante as fases classificatórias do Mundial da Antuérpia, na Bélgica, vaga para a disputa por equipes da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, feito não alcançado no ciclo da Olimpíada de Tóquio. Ao lado das companheiras Julia Soares, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, a medalhista olímpica e atual campeã mundial Rebeca Andrade liderou o Brasil, que somou 164,297 pontos. Rebeca ainda conseguiu a classificação individual para quatro aparelhos, enquanto Flávio disputará a decisão em dois.

PUBLICIDADE

Principal ginasta brasileira, Rebeca Andrade se garantiu ao lado de Flavinha nas finais do individual geral e no solo. A campeã olímpica ainda tentará ir ao pódio no salto e na trave. Apenas nas barras assimétricas que o desempenho foi abaixo do esperado, com três quedas das brasileiras.

A disputa das classificatórias ainda estava em curso na Antuérpia, mas as brasileiras, provisoriamente na terceira colocação, não podiam deixar mais a zona de classificação, reservada às nove melhores seleções do campeonato. Elas estavam atrás apenas dos Estados Unidos (171.395) e da Grã-Bretanha (166.130), ambas com vagas garantidas por meio do Mundial do ano passado. A final por equipes será disputada nesta quarta-feira, a partir das 14h15 de Brasília.

Principal nome da ginástica brasileira, Rebeca Andrade teve média de 56,865 pontos e garantiu a vaga na decisão do individual geral, prova na qual defende o título. A ginasta paulista estreou oficialmente sua nova apresentação de solo, que começa ao som de “End of Time”, de Beyoncé, passa por “Movimento da Sanfoninha”, de Anitta, e termina com a melodia de “Baile de Favela”, de MC João, música com a qual se consagrou nos últimos anos. Somou nota 14,633 e encaminhou vaga na final.

Rebeca Andrade foi o destaque da equipe brasileira nesta segunda-feira no Mundial de ginástica Foto: Lionel Bonaventure / AFP

Com Simone Biles se destacando com as maiores notas do dia e avançando em primeiro, com 58.865 pontos, seguida da compatriota Shilese Jones, com 56.932, as brasileiras demonstraram que vão buscar um pódio no geral. Rebeca avançou em quarto, com 56.599, enquanto Flavinha foi a sexta, com 54.699.

Dos quatro aparelhos, elas não se deram bem apenas nas barras. A melhor performance de Rebeca veio no salto, no qual cravou 14.633, no segundo lugar, atrás apenas da estrela americana. No solo, ao som de Beyoncé, Anitta e toques de Baile de Favela, outro resultado expressivo. A nova coreografia rendeu para Rebeca a nota 14.033, no terceiro lugar, seguida por Flávia Saraiva, que fez 13.833.

Apesar de também ter ido à final da trave, na qual cometeu alguns erros, Rebeca tem menos chances no aparelho. Ela avançou com a nona marca somente, com 13.800. Por causa de uma queda, ela não ficou entre as melhores nas barras. Lorrane Oliveira e Jade Barbosa também caíram e ficaram fora da final.

Publicidade

As finais do individual geral ocorrem na sexta-feira com a dupla brasileira. No sábado é a vez de disputar medalha no salto, somente com Rebeca Andrade, enquanto solo e trave definem seus campeões somente no domingo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.