Entenda por que Canelo e De La Hoya viraram desafetos: ‘Esqueceu quem fez ele uma estrela’

Canelo Alvarez luta neste sábado contra Jaime Munguia em Las Vegas e teve entrevero com Oscar De La Hoya

PUBLICIDADE

Atualização:

Clima tenso entre os lutadores em entrevistas e sessões de pesagem é algo comum no mundo do boxe, mas entre atletas e promotores ou empresários é raro acontecer. Pois aconteceu entre o mexicano Saul Canelo Alvarez, dono de todos os cinturões na categoria dos supermédios, e Oscar De La Hoya, dono da empresa Golden Boy Promotions. O entrevero ocorreu na coletiva de imprensa para o duelo entre Canelo e o compatriota Jaime Munguia, marcado para este sábado, dia 4, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Durante sua participação na coletiva, De La Hoya disse que Canelo “esqueceu quem fez dele uma estrela no boxe”, referindo-se aos quase dez anos em que esteve à frente da organização da carreira do boxeador. O medalha e ouro na Olimpíada de Barcelona e campeão em seis categorias ainda citou o problema com o doping enfrentado pelo mexicano. “E ele nunca aceitou que eu dividisse com ele os holofotes”, afirmou De La Hoya durante entrevista ao streaming DAZN.

Oscar De La Hoya Boxer acompanha treino de boxe de Jaime Munguia Foto: Kevork Djansezian/KEVORK DJANSEZIAN

PUBLICIDADE

Canelo chegou a levantar da cadeira e partir em direção de De La Hoya, obrigando a uma intervenção dos seguranças. “Alguém escreveu para você este texto porque você é incapaz disso. Cafajeste, canalha... Fale também do dinheiro que você roubou de mim e de outros lutadores.”

De La Hoya e Canelo trabalharam juntos de 2010 a 2020. A parceria resultou em vitórias importantes sobre Shane Mosley, Miguel Cotto, Amir Khan, Julio Cesar Chávez Jr, Gennady Golovkin, Daniel Jacobs e Sergey Kovalec, além da oportunidade de enfrentar o astro Floyd Mayweather, para quem sofreu a primeira derrota.

Este revés, em 2013, parece ter sido o causador do início do ‘divórcio’. Os ataques pessoais mordazes de Canelo muitas vezes se concentram nas lutas do promotor com drogas e álcool. “Ele está sempre falando sobre a luta com Mayweather, onde estudou, e eu não estava lá porque certas coisas estavam acontecendo na minha vida”, disse De La Hoya. “Eu estava em uma clínica de reabilitação de drogas, cuidando da minha vida pessoal e colocando-a em ordem. O que eu fiz? Ele coloca o pé no meu pescoço e quer me derrubar. Mas a única coisa que Canelo tem sobre mim é minha vida pessoal. E agora minha vida pessoal está incrível. É exatamente por isso que estamos prosperando tanto como empresa.”

Centenas de milhões de dólares fora acumulados com bolsas exorbitantes e muitos patrocinadores. Todo este sucesso causou uma série de problemas extra ringue que levaram a um desgaste na relação entre Canelo e De La Hoya. Os dois se acusavam sobre problemas financeiros e o caso chegou a ir para os tribunais, sem que o processo tivesse prosseguimento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.