Clima tenso entre os lutadores em entrevistas e sessões de pesagem é algo comum no mundo do boxe, mas entre atletas e promotores ou empresários é raro acontecer. Pois aconteceu entre o mexicano Saul Canelo Alvarez, dono de todos os cinturões na categoria dos supermédios, e Oscar De La Hoya, dono da empresa Golden Boy Promotions. O entrevero ocorreu na coletiva de imprensa para o duelo entre Canelo e o compatriota Jaime Munguia, marcado para este sábado, dia 4, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
Durante sua participação na coletiva, De La Hoya disse que Canelo “esqueceu quem fez dele uma estrela no boxe”, referindo-se aos quase dez anos em que esteve à frente da organização da carreira do boxeador. O medalha e ouro na Olimpíada de Barcelona e campeão em seis categorias ainda citou o problema com o doping enfrentado pelo mexicano. “E ele nunca aceitou que eu dividisse com ele os holofotes”, afirmou De La Hoya durante entrevista ao streaming DAZN.
Canelo chegou a levantar da cadeira e partir em direção de De La Hoya, obrigando a uma intervenção dos seguranças. “Alguém escreveu para você este texto porque você é incapaz disso. Cafajeste, canalha... Fale também do dinheiro que você roubou de mim e de outros lutadores.”
De La Hoya e Canelo trabalharam juntos de 2010 a 2020. A parceria resultou em vitórias importantes sobre Shane Mosley, Miguel Cotto, Amir Khan, Julio Cesar Chávez Jr, Gennady Golovkin, Daniel Jacobs e Sergey Kovalec, além da oportunidade de enfrentar o astro Floyd Mayweather, para quem sofreu a primeira derrota.
Leia também
Este revés, em 2013, parece ter sido o causador do início do ‘divórcio’. Os ataques pessoais mordazes de Canelo muitas vezes se concentram nas lutas do promotor com drogas e álcool. “Ele está sempre falando sobre a luta com Mayweather, onde estudou, e eu não estava lá porque certas coisas estavam acontecendo na minha vida”, disse De La Hoya. “Eu estava em uma clínica de reabilitação de drogas, cuidando da minha vida pessoal e colocando-a em ordem. O que eu fiz? Ele coloca o pé no meu pescoço e quer me derrubar. Mas a única coisa que Canelo tem sobre mim é minha vida pessoal. E agora minha vida pessoal está incrível. É exatamente por isso que estamos prosperando tanto como empresa.”
Centenas de milhões de dólares fora acumulados com bolsas exorbitantes e muitos patrocinadores. Todo este sucesso causou uma série de problemas extra ringue que levaram a um desgaste na relação entre Canelo e De La Hoya. Os dois se acusavam sobre problemas financeiros e o caso chegou a ir para os tribunais, sem que o processo tivesse prosseguimento.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.