PUBLICIDADE

Capitã da ginástica do Japão pode ser cortada da Olimpíada por violar lei do país

Shoko Miyata, de 19 anos, descumpriu legislação e código de conduta da equipe por fumar

PUBLICIDADE

Foto do author Vinícius Harfush

Principal nome e capitã da seleção de ginástica artística do Japão, Shoko Miyata pode ficar de fora da Olimpíada de Paris faltando menos de dez dias para o começo dos jogos. Isso porque a atleta violou a legislação do país e descumpriu com o código de conduta estabelecido pela equipe.

Segundo informações da agência Reuters, a Associação Japonesa de Ginástica (JGA) está investigando Shoko pelo fato da atleta ter fumado. Em 2022, a maioridade penal no Japão foi reduzida, saindo de 20 para 18 anos. Porém, a idade mínima para consumir bebidas alcoólicas e usar nicotina é de 20 anos. Portanto, a ginasta teria violado as determinações legais do país, além daquilo que estabelecido internamente pela equipe.

Shoko Miyata, atleta de ginástica artística do Japão Foto: @shoko_miyata via Instagram

PUBLICIDADE

O primeiro sinal de problemas para Shoko Miyata foi notado no treino aberto à imprensa na última quarta-feira, 17, quando a capitã da equipe não compareceu junto com o grupo. Mitsu Tanaka, que é o chefe da divisão de treinamento feminino da JGA, afirmou que a ausência da atleta aconteceu por “certas circunstâncias”, sem entrar em detalhes.

Essa seria a primeira vez que a equipe de ginástica teria uma atleta cortada por um comportamento desta natureza. O Japão não é um país tradicionalmente forte na disputa por equipes. A única medalha conquistada veio nos jogos de Tóquio, mas na edição de 1964.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.