Palco para discussões há anos, os eSports estão mais próximos de entrar no ciclo olímpico do que nunca. Nesta terça-feira, a três dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a criação das Olimpíadas de eSports, na 142ª sessão do COI, com unanimidade e sem abstenções. A primeira edição ocorrerá em parceria com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita em 2025. O evento terá periodicidade de dois anos e entidade considera como um dia histórico para o esporte.
Por anos, o COI negou a inclusão de eSports em seu ciclo olímpico, mas desde 2023 o cenário mudou de figura. A entidade passou a realizar eventos com jogos eletrônicos, contanto que estes simulassem esportes tradicionais ou envolvessem atividades físicas. Foi o caso da 1ª Semana Olímpica de eSports, que teve Cingapura como palco para as finais junho de 2023.
Na ocasião, foram nove modalidades, desde xadrez até automobilismo. Para os Jogos Olímpicos de eSports, em 2025, o COI ainda não definiu os jogos que estarão presentes, mas haverá três categorias diferentes: esportes físicos disputados em plataforma virtual (como aqueles de Cingapura); simuladores de esportes; e games de eSports.
Segundo o próprio COI, mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo consomem ou praticam algum esporte eletrônico. Esses números foram impulsionados pelo pandemia da covid-19 e os lockdowns impostos ao redor do mundo. Essa é uma oportunidade de “expandir os valores olímpicos entre os mais jovens” e incluir os eSports no programa dos Jogos.
Jogos de tiro, como Call of Duty e Fortnite, populares entre os mais jovens, ainda são uma incerteza. O COI já reiterou ser contra a sua introdução em outros momentos – e não estiveram presentes no evento ‘teste’. Na sessão desta terça-feira, esse tema não esteve entre os discutidos. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi um dos presentes na reunião.
O COI já havia informado, na última semana, as federações internacionais sobre a possibilidade de inclusão dos jogos nas Olimpíadas de eSports. A entidade também irá criar uma estrutura específica para o tema, a fim de trabalhar para a realização dos Jogos Olímpicos de eSports.
“Ao fazer parceria com o comitê saudita, também garantimos que os valores olímpicos sejam respeitados, em particular no que diz respeito aos títulos dos jogos do programa, à promoção da igualdade de gênero e ao envolvimento com o público jovem, que está abraçando os esportes eletrônicos”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI, na última semana. A parceria com a Arábia Saudita ocorrerá pelos próximos 12 anos.
“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de eSports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de eSports, representada na nossa Comissão de eSports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens”, defendeu Bach, em comunicado à imprensa.
eSports nas Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos estão mais abertos para a inclusão de jogos eletrônicos. No último ano, ao Estadão, Kit McConnell, diretor de eSports do COI, revelou que existe a possibilidade de eSports fazerem parte do programa olímpico a partir de Los Angeles-2028. No entanto, nesse cenário, apenas aqueles que promovam o exercício físico. “O caminho para a inclusão das modalidades na Olimpíada está aberto, mas somente para aquelas modalidades que estimulem a prática física.”
Esportes como o beisebol, em Tóquio, e o street dance, em Paris no próximo ano, têm como objetivo atrair um público jovem ao Jogos. “As Olimpíadas continuam sendo o evento esportivo mais popular do planeta. Estamos construindo um grande sucesso, mas usando novos esportes para alcançar novos públicos. Esse foco é trazer os jovens para o movimento olímpico”, explicou McConnell, à época. O mesmo, segundo o COI, deve acontecer com os eSports. mas ainda há um obstáculo: facilitar o acesso à tecnologia, de forma semelhante, nas mais variadas partes do globo.
Um dos planos do COI é de, ao longo dos próximos anos, incentivar o acesso à tecnologia e, consequentemente, aos esportes eletrônicos. Alguns meios defendidos são os smartphones e os investimentos nas escolas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.