Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, começam nesta sexta-feira, dia 20, com a cerimônia de abertura no Estádio Nacional. São mais de 50 modalidades, que preencherão o calendário do esporte no continente até o dia 5 de novembro. À véspera do início oficial dos Jogos, o Estadão separa dez curiosidades sobre esta edição, que contará com uma delegação brasileira recorde.
1. Delegação recorde
O Brasil está com foco total para a disputa do Pan de Santiago. Isso se prova no número de atletas e membros da delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) presentes no Chile. Serão 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 do comitê, que totalizam 1.020 pessoas. O Brasil terá atletas medalhistas olímpicos e briga pelas primeiras colocações no quadro de medalha.
2. Estrutura temporária brasileira
As estruturas dos Jogos Pan-Americanos serão temporárias e feitas por uma empresa brasileira, a Fast Engenharia. R$ 20 milhões foram investidos em estruturas e material, que totalizam quase 2 mil toneladas em equipamentos. Os números de todas essas intervenções, que totalizam 17 sedes, são impressionantes: serão 12.500 lugares de arquibancadas temporárias, 9.000m² de tendas e 12.480 ml de cercas para delimitação de locais e controle de acessos. Além disso, a empresa brasileira também vai fornecer toda a provisão de energia temporária para os jogos e iluminação.
3. Número de modalidades
Serão 58 modalidades em disputa e três categorias estreantes que também vão estar nos Jogos Olímpicos de Paris: skate, escalada e breakdance.
4. Modalidades exclusivas
Além daquelas olímpicas, 11 são exclusivas do Pan do Chile. São elas:
- Beisebol
- Boliche
- Esqui Aquático
- Karatê
- Patinação Artística em rodas
- Patinação de Velocidade inline
- Pelota Basca
- Raquetebol
- Softbol
- Squash
- Wakeboarding
5. Representação
Todas as cinco regiões do Brasil estarão representadas nos Jogos Pan-Americanos. O Sudeste é o recordista, com 351 atletas. Sul (87), Nordeste (47), Centro-Oeste (26) e Norte (7) vêm na sequência.
6. Número de países
Quarenta países estarão representados no Pan do Chile. América do Sul, Central, Caribe e do Norte terão ao menos um atleta presente. A Guatemala foi punida por interferências governamentais e não estará representada. Confira a lista abaixo:
- Antígua e Barbuda
- Argentina
- Aruba
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Bermudas
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Cuba
- Dominica
- El Salvador
- Equador
- Estados Unidos
- Granada
- Guiana
- Haiti
- Honduras
- Ilhas Cayman
- Ilhas Virgens Americanas
- Ilhas Virgens Britânicas
- Jamaica
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Porto Rico
- República Dominicana
- Santa Lúcia
- São Cristóvão e Nevis
- São Vicente e Granadinas
- Suriname
- Trinidad e Tobago
- Uruguai
- Venezuela
7. Traje de gala brasileiro
Quando a delegação brasileira desfilar pelo Estádio Nacional de Chile nesta sexta-feira, dia 20, na abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, um elemento pode chamar a atenção: o uniforme do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com destaque para um “resgate da brasilidade” e por serem ecológicos, com técnicas de reciclagem. Assinados pela marca Riachuelo, uma das principais varejistas de moda do País. A parceria também assinará as roupas em Paris, no próximo ano, para os Jogos Olímpicos.
8. Vagas para Paris-2024
Duzentos e quarenta e quatro vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, estarão em disputa para os cerca de sete mil atletas. Das 58 modalidades, 21 modalidades dão vagas diretas e outras 12 valem pontos ou índices na corrida olímpica. As modalidades que dão vaga são:
- Boxe
- Break Dance
- Escalada esportiva
- Hipismo: adestramento, CCE e saltos
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Ginástica de trampolim
- Handebol
- Hóquei sobre grama
- Nado artístico
- Pentatlo moderno
- Polo aquático
- Saltos ornamentais
- Surfe
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
9. Mascote
Assim como toda grande competição, o Pan de Santiago também terá um mascote para chamar de seu. Em 2023, será o Fiu, um pássaro de sete cores inspirado no Papa-piri, ave nativa da região e encontrada nos pântanos chilenos. Ele é nativo do centro-sul e da região Andina.
10. Estreante de peso
Campeã mundial e medalha de ouro em Tóquio, Rebeca Andrade fará sua estreia em Jogos Pan-Americanos. Ela disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez aos 17 anos, no Rio, em 2016, e participou de seu primeiro Campeonato Mundial em 2018, em Doha.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.