A safra 2024 de tênis para corrida de rua está instigante. Há modelos para os mais variados objetivos e tecnologias, que favorecem até o mais lento dos pangarés a se aventurar a correr mais rápido por aí. Um dos mais surpreendentes desta safra é New Balance FuelCell Rebel v4 (R$ 999,99). Um tênis sem placa de carbono que entrega retorno de energia, estabilidade, leveza, versatilidade e conforto.
Para o lançamento do novo tênis de corrida, a marca chamou os atletas de meio fundo da elite Marco Tulio Silva Gonçalves (800m e 1.500m) e Livya Kezia Coimbra (400m e 800m) mais uma dezena de influenciadores e jornalistas para um "teste" de velocidade, na pista de atletismo do Estádio do Morumbi, na noite de 7 de março. Cada convidado foi presenteado com um par de tênis, camiseta, top, shorts e meia - que estavam com seus nomes no vestiário dos jogadores. Houve uma apresentação do produto, depois o teste. Os convidados foram separados em quatro equipes - duas femininas e duas masculinas. Os atletas da elite largaram depois, e quem fosse ultrapassado por eles estava fora. O último a ser ultrapassado seria o vencedor. A maioria já foi ultrapassada metros depois da largada. Livya e Marco (foto abaixo), que competem com sapatilhas de atletismo, adoraram a brincadeira e elogiaram muito o modelo, principalmente a leveza e o amortecimento responsivo do Rebel.
"O FuelCell Rebel v4 é uma das principais apostas da New Balance no segmento de performance em 2024. Acreditamos que este modelo fará bastante sucesso, por reunir inúmeras qualidades técnicas e conceituais. Além de ser extremamente leve e veloz, o que certamente irá contribuir com o desempenho de corredores de todos os níveis, o calçado chama muito a atenção pelo visual moderno e inovador", avalia Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance.
REVIEW
Há 15 anos ou se tinha amortecimento ou leveza, essas duas características juntas em um tênis de corrida era impossível. Com as mais recentes descobertas em espumas, é possível ter um tênis com muito amortecimento e ao mesmo tempo leve. E mais um benefício, um amortecimento que volta ao estado anterior da espuma mais rápido, impulsionando a passada, dando um maior retorno de energia. E essa equação favorece correr mais rápido, para quem está bem treinado. E por não ter placa de carbono pode ser utilizado tanto nos treinos de rodagem, como nos intervalados, e por todos os níveis de corredores, já que dispensa adaptação. Mas, como em qualquer tipo de calçado, vale a máxima: experimente primeiro e sinta se seu pé está confortável dentro dele.
Testamos o modelo um mês. É um tênis coringa, que pode ser usado em todo tipo de treino para corrida de rua, inclusive funcional e academia. Pontos positivos: leveza, amortecimento, versatilidade e conforto. É um tênis gostoso para caminhar, para rodar, para os intervalados. Tem um passante no meio da lingueta que evita que ela entorte durante a corrida. Tem biqueira, que é ótima para evitar topadas em pedras. O modelo está realmente mais leve. O V3 pesava 209g no tamanho 41 masculino, o V4 pesa 200g. Parece pouco, mas nas longas distâncias qualquer grama a menos já faz diferença. Pontos negativos: a forma do modelo está 0,5 cm menor. Ou seja, compre um número maior do que o usual. E faltou a alça no contraforte, para ajudar e calçar. A forma está mais larga, o que para o meu caso que tenho pé largo, é um benefício, mas pode ser um ponto negativo para quem tem pé estreito. Conclusão: é um tênis sem placa, que oferece alguma impulsão, e que não vai machucar quem tem lesões pré-existentes no joelho, que é exatamente meu caso. E que não vai machucar ninguém. É um tênis pau para toda obra, com um bom custo benefício. Mas não enfrenta de igual para igual os modelos de placas em competição. Desta linha mesmo da New Balance há dois com placa.
TECNOLOGIAS
A entressola, desenvolvida com a tecnologia FuelCell, traz como novidade a infusão de Pebax®, composto reconhecido por sua leveza e capacidade de oferecer maior retorno de energia. Outra alteração promovida foi o alargamento da base no médio pé, que proporciona mais estabilidade ao corredor. O solado, com um perfil construído em desenho geométrico, auxilia na fluidez da passada em diferentes tipos de treinos e provas. Já as áreas de borracha aplicadas no ante pé contribuem para uma maior tração durante a corrida.
O cabedal (parte superior em tecido) do FuelCell Rebel v4 também foi aprimorado, com o objetivo tornar o calçado ainda mais confortável e proporcionar uma redução significativa em seu peso. Ele foi desenvolvido em FANTOM FIT, uma malha ultraleve que proporciona o calce e o ajuste de amarração ideal para o corredor durante a prática.
Também destaca-se a ampla reformulação no design do FuelCell Rebel v4, com a introdução da icônica logomarca "N" da New Balance na parte externa do cabedal. O modelo tem duas opções de cores: azul e branco. Também fazem parte da linha FuelCell os modelos FuelCell SuperComp Elite v4 (com placa de fibra de carbono Energy Arc - R$ 1.999,99) e FuelCell SuperComp Trainer(placa de fibra de carbono arqueada entre duas camadas de amortecimento FuelCell - R$ 1.599,99).
FICHA TÉCNICA - FuelCell Rebel v4 Entressola: elaborada com a tecnologia FuelCell com infusão de Pebax®, que torna o calçado mais leve e com maior retorno de energia que sua versão anterior; Altura da entressola: 30mm (calcanhar); 24mm (ante pé); Drop: 6mm; Peso: 157g (modelo feminino) / 197g (modelo masculino); Cabedal: desenvolvido em FANTOM FIT, que deixa o calçado mais leve e confortável, e proporciona o calce ideal; Público-alvo: corredores de nível iniciante a avançado; Indicação de uso: treinos diários; competições/provas; treinos de velocidade; ritmados; tempo runs; rodagens; Grade: 34 ao 40 (modelo feminino) / 38 ao 44 (modelo masculino); Preço sugerido: R$ 999,99
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