PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

90% dos corredores da Maratona de Porto Alegre compraram suas fotos

Confira entrevista com Christian Mendes, sócio fundador da Foco Radical

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

O corredor de rua é um bicho vaidoso, não pode ver um fotógrafo na corrida que já dá uma caprichada no sorriso e até dá uma acelerada no pace. E uma das plataformas brasileiras de vendas de fotos que vem se destacando neste tipo de serviço é a Foco Radical. Com sede em Florianópolis, possuem mais de 66 mil eventos cadastrados, um deles foi a Maratona de Porto Alegre. Desse evento, 90% dos corredores  compram ao menos uma foto, no mesmo dia da prova ou no máximo no dia seguinte. E hoje, o corredor não precisa mais colocar o número de peito ou seu nome, a busca é por reconhecimento facial.

 Foto: Foco Radical

PUBLICIDADE

A empresa foi fundada há 13 anos pelo engenheiro elétrico eletrônico Christian Mendes e vem crescendo 100% ao ano. Mendes sempre gostou de fotografia e certa vez, em uma Volta a Ilha (corrida de revezamento que dá uma volta em Florianópolis) - ele foi o fotógrafo da equipe da firma onde trabalhava. "Era 2005. Naquela semana chegou minha primeira câmera digital. Foi o dia inteiro fotografando, começou às 4 da manhã acabou às 8 da noite, cheguei morto, mas gostei da experiência", lembra o CEO da Foco Radical.  Tempos depois iria ter um triatlo na cidade, e Mendes e mais dois amigos se ofereceram para fotografar. Levaram o notebook e venderam as fotos, logo após a prova terminar, ali mesmo para os 150 participantes. "Como muita gente que queria comprar estava com pressa, pensamos - e se fizéssemos um site para vender as fotos?", conta Mendes, que foi estudar como era criar um site, e ainda em 2005 já colocaram no ar.

Com o tempo, o hobby virou sua atividade principal em 2010.  E seis anos depois, conseguiram formatar o site no formato que é hoje, com a inclusão dos eventos dos fotógrafos associados. E além das corridas, fotografam jogos de futebol, beach tennis, vôlei, basquete, etc. São mais de 7 mil fotógrafos ativos e 1 milhão de clientes, e cada um dos fotógrafos pode subir o evento que quiser em qualquer lugar, até no Ushuaia, se for o caso.

 Foto: Foco Radical

Na 39ª Maratona de Porto Alegre, por exemplo, a Foco Radical foi a empresa oficial da prova e estava com uma equipe de 140 fotógrafos. Subiram na plataforma 2, 7 milhões de fotos das provas do sábado - rústicas e meia maratona; e mais 2, 7 milhões no domingo, na maratona. Ao todo, nas provas de sábado e domingo, eram 18.500 atletas. "O índice de conversão foi de 90%, ou  seja 90% dos atletas compraram a sua foto", revela. E tem promoções - quem compra três fotos tem 10% de desconto, quem compra seis, tem 15% de desconto, e quem compra mais de dez fotos, tem 20% de desconto. Os preços variam conforme a qualidade da foto, em baixa é mais barato, e em alta, mais caro.

Mendes se emociona até hoje nas chegadas das maratonas. "Cada um que completa a prova é por um motivo especial, uma superação, e até já registrei pedidos de casamentos. Vejo muita gente chorando, se abraçando. A parte humana do esporte é muito bonita", observa.

Publicidade

 Foto: Christian Mendes

Além das fotos, a plataforma vende vídeos também. E os fotógrafos e videomarkers que desejem entrar para a plataforma, é só clicar na aba "sou fotógrafo". Logo após da pandemia, o Foco Radical passou de 5 funcionários para 28 e está crescendo muito rápido, 1.600 novos clientes visitam a plataforma diariamente.

E para quem quer iniciar a fotografar esportes, Mendes recomenda adquirir uma câmera mais simples, para conseguir explorar todos os diferenciais do equipamento, após fazer o curso de fotografia. Ele sugere qualquer modelo da série 7d da Cannon.  Ou até uma Rebel XTi, que é uma semiprofissional. E o principal, cada fotógrafo tem o seu estilo, e é isso que vai destacá-lo. "A vida do fotógrafo é sempre estudar, é um aprendizado diário", finaliza o fotógrafo.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.