Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Brasileiro entra para o Guinness Book por ter corrido 366 maratonas em dias consecutivos

Com seu exemplo, Hugo Farias pretendia mostrar que nunca é tarde para escrever uma nova história

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

O Projeto Propósito era ousado, exigia muita disciplina, comprometimento, foco e sorte, atém de uma equipe multidisciplinar auxiliando no dia a dia. Hugo Farias, aos 42 anos, começou a se questionar sobre sua vida, seu propósito, e resolveu sair da zona de conforto. Correu 366 maratonas (42km) em 366 dias, submeteu sua façanha ao Guinness Book, que a registrou nesta terça-feira, 3 de junho, como o recorde mundial do maior número de dias consecutivos correndo uma maratona (masculino).

 Foto: acervo pessoal

A aventura começou em 22 de agosto de 2022, em Americana (SP) e contou com um planejamento minucioso, que foi elaborado em oito meses, sendo quatro meses só de treinamento para preparar o corpo e a cabeça para o feito. A ideia inicial era correr um ano, 365 dias consecutivos, mas no decorrer do desafio souberam que outras pessoas já tinham feito isso, então Hugo ampliou um dia. E não foi nada fácil, teve lesões, passou mal, enfrentou calor, sol e chuva. No final registrou tudo no livro "Projeto Propósito nunca é tarde para escrever uma nova história" (Editora Flores Gasparin). Os capítulos são nomeados por semanas, no total foram 53!

 Foto: acervo pessoal

PUBLICIDADE

Hugo nasceu em Brasília, se mudou para São Paulo (SP) aos 23 anos, onde iniciou na vida profissional, e mora em Americana há mais de uma década. Construiu uma carreira sólida na área da Tecnologia da Informação mas não se sentia realizado. Mergulhou no Projeto Propósito, para mostrar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Pediu demissão e iniciou uma nova fase. A primeira maratona foi acompanhada por 13 pessoas, e a 365, por 2 mil. Hoje, ele é atleta amador, escritor e palestrante.

O que significa para você este reconhecimento do Guinness Book

Hugo Farias: Silvia, fico muito feliz com o reconhecimento do Guinness com relação ao feito realizado. O Guinness é uma instituição independente muito criteriosa, o volume de informações que eles pedem é enorme para qualquer tipo de recorde. A grande maioria dos recordes são singulares. É uma tentativa, eu me propus a correr 366 dias e quebrar o recorde de maratonas consecutivas que já existia no Guiness e fico feliz com o reconhecimento deles em ver que eu segui todo o processo, que eu consegui reunir todas as informações e eu acho que é uma averbação de que realmente foi feito, que eu corria os 42 km. Mas o objetivo principal, nunca foi esse tipo de reconhecimento, mas sempre foi inspirar pessoas, mostrar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Este recorde é mais um reconhecimento deles, como um  é um testamento. Um certificado de garantia. É assim que vejo e eu fico muito feliz com reconhecimento. Espero que isso possa inspirar outras pessoas a irem além, de se desafiarem, de se superarem.

Publicidade

A quem você dedica esse recorde? 

Hugo Farias: Eu dedico este reconhecimento, principalmente a minha família. A minha esposa e aos meus filhos que estiveram comigo, lado a lado, ao longo de toda essa jornada. Dedico também este recorde aos profissionais que tiveram comigo ao longo de toda essa jornada, são 12 profissionais de diversas especialidades, cardiologia, ortopedia endócrino fisioterapia fortalecimento muscular treinadores de corrida psicologia nutrição fisioterapia. Enfim, então foram ótimos profissionais. Sem eles eu não conseguiria chegar até o final. Então eu dedico a eles também todo o meu agradecimento e esse recorde, eles fazem parte disso.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.