PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Chegou a hora do check-up

Fred fez todos os exames antes de entrar no BBB23

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

Janeiro e fevereiro, para os corredores de rua e esportistas, são os meses do check-up-anual e da definição das metas. Uma rotina que pode prevenir muitos problemas, até o risco de morte súbita. E quem realizou seus exames recentemente foi o Fred, que está no BBB23, e já venceu a primeira prova de resistência.

Care Club oferece check-up moderno para corredores e esportistas  

Na infância, bebês e crianças vão mais ao médico. Na adolescência, os exames de rotina podem ser feito a cada dois anos e para os adultos, a recomendação é que o check-up anual, mesmo para aqueles que já fazem algum tratamento de doença crônica e que já têm acompanhamento regular. "O check-up é para todos, a melhor oportunidade para fazer uma avaliação geral das condições de saúde e diagnosticar problemas silenciosos que podem comprometer a qualidade de vida no médio ou longo prazos", ressalta Antônio Claret Morais, clínico geral e diretor clínico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte.

Fred treina e faz acompanhamento médico na Care Club  

PUBLICIDADE

Desde 2017, quando lançou a campanha Janeiro Dourado, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) vem conscientizando a população sobre a importância de acompanhamento médico regular pelos praticantes de atividades físicas e principalmente antes de iniciá-la. Cada vez mais pesquisas comprovam que praticar exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. De Alzheimer à Diabetes, a atividade física está entre as indicações. E o ideal, quando se pensa a começar a se mexer é realizar um check-up com um médico do exercício e do esporte. É esse profissional que tem o conhecimento para identificar quais exercícios podem ser iniciados com segurança, em busca de saúde e qualidade de vida.

"Essa avaliação médica é muito importante para evitar, desde lesões osteomusculares até uma morte súbita", explica Rafaella Sinisgalli, médica do esporte da Care Club. A avaliação é composta por uma consulta médica, na qual o especialista fará um exame físico bem minucioso (com foco principalmente na parte cardiológica, pulmonar e ortopédica) e também vai avaliar vários parâmetros como sono, alimentação, histórico no esporte, nível de estresse, doenças pregressas, antecedentes familiares de doença, entre outros, e após essa conversa indicará os exames clínicos complementares, com o objetivo de identificar precocemente doenças clínicas, fatores de risco e alterações que poderiam levar uma morte súbita, por exemplo, bem como predispor uma lesão. "Esse check-up pode revelar alterações silenciosas, como de pressão arterial (hipertensão), níveis de colesterol (dislipidemia), de glicemia (diabetes) e cardiológicas e por isso é importante realizá-lo", destaca Rafaella.

O médico Alessandro Stival, clínico médico do Instituto de Neurologia de Goiânia, explica que homens e mulheres têm potencial para desenvolver patologias que diferem em idade e de acordo com o histórico familiar de cada indivíduo. Ele destaca que todos precisam entender que as avaliações mais precoces e regulares são cada dia mais importantes para um direcionamento de cuidados que se seguirão por toda vida.

Publicidade

"Os exames de rotina são fundamentais para ter saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio deles, é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura por meio de um tratamento adequado. A frequência para realizar os exames de rotina costuma variar de acordo com a faixa etária e as condições de saúde do indivíduo", detalha o profissional.

O Fred é Club Member da Care Club há anos - treina e passa com médicos, fisios e nutricionistas -  e postou em suas redes sociais sobre o check-up, que descreveu como atendimento "fenômeno".  Rafaella explica que o Check-up Saúde da Care Club é diferenciado e moderno. "Contamos com exames que não estão disponíveis na maioria dos serviços. Além dos exames de sangue e testes cardiológicos, como por exemplo o ergoespirométrico, eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma, temos a parte de ultrassom (abdômen, tireoide, entre outros), o teste genético, a calorimetria indireta (para avaliar o metabolismo a partir da taxa metabólica basal), polissonografia (qualidade do sono) com a avaliação do otorrino do esporte e a bioimpedância", cita Rafaella.

Além dos problemas físicos, há outro aspecto que é avaliado durante o check-up médico: o nível de estresse do paciente e os possíveis casos de transtornos mentais que, apenas em 2022, afligiram quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Geralmente, essas são queixas comuns no consultório, o que pode resultar em orientações e encaminhamentos para especialistas", comenta Antônio Claret Morais, clínico geral e diretor clínico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.