PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Copos descartados na São Silvestre se transformam em material escolar

Ação promovida pelo Movimento Plástico Transforma recolheu cerca de 175 mil copos plásticos de água na corrida

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

Realizada anualmente no último dia do ano, a Corrida Internacional de São Silvestre vem há quatro edições investindo esforços em impactar cada vez menos no meio ambiente. Neste caso, conseguir reciclar seu principal lixo: os copinhos de água descartados na via pública por seus 30 mil corredores de rua. Na edição 2023, foram recolhidos cerca de 175 mil deles que foram reciclados e transformados em 990 pastas e 1.790 estojos. A ação foi promovida pelo Movimento Plástico Transforma que na terça-feira, 30 de julho, realizou a entrega dos produtos, que foram doados para a Secretaria Municipal de Educação de Triunfo, no Rio Grande do Sul (RS). A expectativa é que aproximadamente 2,4 mil alunos da rede fundamental do município de Triunfo sejam beneficiados.

foto: Movimento Plástico Transforma  

PUBLICIDADE

"Receber essa doação nos auxiliará a difundir a cultura de conscientização do descarte adequado e da importância da reciclagem, junto aos jovens, no nosso município", explica Roseli Machado, secretária Municipal de Educação de Triunfo.

Os copos de água descartados durante o percurso da corrida foram recolhidos e transportados até a cooperativa YouGreen, responsável pelo beneficiamento dos copos com a retirada dos lacres de alumínio para facilitar a reciclagem e enfardamento. Então foram encaminhados à Plastimil, fabricante de plásticos reciclados, responsável por reciclar e transformar os copos em resina pós-consumo reciclada (PCR). A Colorfix desenvolveu as cores a partir dessa matéria-prima que foi enviada para a empresa Plascony, responsável pela transformação nos produtos finais.

"Essas doações foram uma forma que encontramos de garantir que as crianças tenham acesso aos recursos necessários para continuar seu aprendizado, contribuindo para a reconstrução e fortalecimento das comunidades atingidas", explicou Simone Carvalho integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

Ao todo, durante os quatro anos da iniciativa, já foram coletados mais de 630 mil copos plásticos de água que, após o processo de reciclagem, foram transformados em lixeiras, caixas organizadoras, mesas e cadeiras infantis e doados para a rede pública de ensino dos estados de São Paulo e Pernambuco.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.