Provas de rua de A a Z

Corrida é para todos, conclui pesquisa

"Por Dentro do Corre" mapeia os dados por trás do boom da corrida

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

Entender o comportamento dos corredores de rua é um dos desafios das marcas esportivas. A Olympikus, que celebra 50 anos de existência, acaba de divulgar a pesquisa "Por Dentro do Corre", realizada pela Box 1824. Entre diversos dados revelados, um chama atenção: 49% dos novos corredores desejam participar de sua primeira corrida de rua, enquanto 44% ainda não se sentem preparados. Esse dado indica que, além dos 35% de crescimento estimado para o setor em 2025, há um enorme potencial para expansão em 2026. A conclusão é clara: a corrida é para todos. E o nosso blog, criado há dez anos, já apontava esse movimento de forma visionária.

 Foto: Nath Blauth/Olympikus

PUBLICIDADE

"A Olympikus chega aos seus 50 anos no melhor momento da marca, colhendo os frutos de um forte reposicionamento e investimento em tecnologia de produtos. Isso nos levou à criação da Família Corre, uma linha de tênis com o melhor custo-benefício do mercado. Para celebrar, vamos realizar 50 corridas. Mas entendemos que também há espaço para conhecimento. Por isso, nos unimos à Box 1824, uma empresa que respeitamos e admiramos, para lançar a maior e mais completa pesquisa já feita sobre os corredores brasileiros. Esse estudo traz informações valiosas sobre um esporte que está transformando vidas, promovendo saúde e mudando estilos de vida", conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.

Sobre a pesquisa

A pesquisa considerou como corredor de rua toda pessoa que corre ao menos uma vez por semana. Durante seis meses, foram entrevistadas 2 milcorredores de todas as regiões do Brasil, com idade acima de 18 anos. O estudo estima que haja 13 milhões de corredores no país, número que coincide com o estimado pela plataforma Ticket Sports. Já o Strava, maior rede de pessoas ativas do mundo, aponta um número ainda maior: 19 milhões.

O boom da corrida tem várias explicações nesse estudo comportamental. Por exemplo, 75% dos corredores começaram a correr durante a pandemia, inspirados por pessoas próximas, como familiares e amigos. O principal motivo para correr não é se tornar um maratonista ou um atleta profissional, mas utilizar a corrida como válvula de escape para garantir saúde física e mental. Para muitos, o importante não é o tempo de percurso, mas o prazer da prática. Apenas 23% dos corredores participam de corridas de rua, o que revela um grande espaço para crescimento.

Publicidade

Estilos de corredores

 Foto: Neto Ferraz/Olympikus

A pesquisa identificou quatro principais perfis de corredores:

  1. Corpo e Alma: Ama correr e acredita que tudo passa, mas a corrida permanece.
  2. Zen do Corre: Busca equilíbrio mental e saúde.
  3. Competidor Nato: Pertence à elite ou quase elite.
  4. Yes, Fun: Corre para se divertir e socializar com amigos.

"Nosso estudo é um marco para compreender a cultura da corrida no Brasil e valorizar as histórias que impulsionam milhões de brasileiros a praticarem esse esporte. Mergulhamos profundamente nos hábitos, emoções e experiências de corredores de todo o país. Mais que um esporte, a corrida é um processo de transformação. Esse estudo celebra a diversidade dos corredores e deixa um legado para o esporte nacional", afirma Luísa Bettio, Diretora Executiva de Estratégia da Box 1824.

Evolução e diversidade na prática da corrida

Publicidade

 Foto: BRSKPhoto/Olympikus

Desmistificando o esporte, 64% dos entrevistados concordam que não existe uma forma única de correr. Cada pessoa encontra seu estilo. A corrida cresceu durante a pandemia devido à sua natureza individual, ao impacto do TikTok e à busca por saúde de forma descomplicada.

A pesquisa também mapeou quatro estágios da corrida:

  1. Prazer: A alegria de começar a correr e descobrir os benefícios.
  2. Dor: Lesões causadas por excesso de entusiasmo ou falta de orientação.
  3. Redescoberta: Retomar a prática com mais consciência.
  4. Identidade: Encontrar seu propósito na corrida, seja correr 5 km para sempre ou buscar desafios maiores.

A maioria dos corredores está na região Sudeste (51%), seguida pelo Nordeste (20%), Sul (15%), e Norte e Centro-Oeste (ambas com 7%). Em relação ao gênero, 58% são homens e 42% mulheres. Entre os corredores, 47% se identificam como brancos, 37% como pardos, 11% como negros, 2% como amarelos e 1% como indígenas.

Quando analisamos a prática feminina, 56% das mulheres começaram a correr há menos de um ano, enquanto entre os homens esse número é de 38%. As mulheres estão transformando a corrida em uma atividade mais leve, indo além da performance.

Publicidade

Embora apenas 23% participem de competições, a satisfação é alta: 84% dos corredores estão felizes com as distâncias que percorrem, com uma média semanal de 9,2 km.

O estudo completo está disponível gratuitamente no site da Olympikus em formato de e-book: https://www.olympikus.com.br/por-dentro-do-corre.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.