Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Cresce 41% o número de esportistas estrangeiros nas provas brasileiras

Dado consta da oitava edição do Perfil do Atleta, estudo anual realizado pelo Ticket Sports

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

O Ticket Sports acaba de divulgar a oitava edição do Perfil do Atleta. O estudo é realizado há oito anos, com base nos dados das inscrições efetuadas na plataforma durante um ano. Em 2024, foram realizadas 1,8 milhão de inscrições nos 2.499 eventos oferecidos na plataforma, principalmente de corrida (87,3%), ciclismo (3%) e triatlo (2,6%). Em 2023, foram 2.466 eventos e 1,3 milhão de inscrições. Um dos dados que chama a atenção é o aumento de estrangeiros que visitaram o Brasil para participar dessas provas, um salto de 41% em comparação com os dados de 2023. É a primeira vez que essa informação é divulgada.

 Foto: Meia Maratona do Rio

Segundo os dados, os esportistas estrangeiros vêm principalmente da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Na última edição da Maratona do Rio, em 2023, por exemplo, 8% do total de participantes eram estrangeiros. Aliás, o estudo mostra que o brasileiro adora viajar para participar de eventos esportivos: 71,2% dos atletas brasileiros viajam para competir. Desses, 53,6% levam toda a família para acompanhar e torcer, e 73,3% optam por permanecer na cidade da prova durante todo o fim de semana. Conhecer novos lugares e fazer turismo na região estão entre os principais motivos alegados.

 Foto: Ticket Sports

PUBLICIDADE

"Este material deve servir como base estratégica para otimizar vendas de inscrições. Há um mapa de dias, horários e gatilhos de vendas que facilita muito o planejamento de marketing ao aplicar esses aprendizados", afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. Ou seja, o estudo é extremamente valioso para que os organizadores de corridas preparem suas estratégias de marketing e organizem o operacional de forma mais eficiente.

Os números da pesquisa fazem parte de uma série de informações apresentadas pelo Ticket Sports com o objetivo de colaborar com os organizadores de eventos esportivos. Em 2024, a empresa investiu em ferramentas e melhorias para atrair ainda mais inscritos. Entre as novidades estão: facilidades de inscrição para grupos e assessorias, integração com mapas interativos do Strava, um menu de serviço automatizado para os atletas, maior investimento em segurança (com proteção em dois fatores para organizadores) e consultoria em cibersegurança para tornar o sistema ainda mais seguro.

No perfil de 2023, a maioria dos participantes realizava inscrições nas segundas e terças-feiras à tarde, um comportamento que continua em 2024. "Há também fortes indícios do letramento digital desses atletas amadores. O crescimento do PIX (43,5%) e a queda no uso de boletos (83%) são provas disso, assim como o aumento na participação de compras via aplicativo ano após ano", avalia Krutman. O cartão de crédito segue como a principal forma de pagamento (47,2%). E trouxeram também o mês com maior número de inscrições efetuadas: setembro.

Publicidade

 Foto: Ticket Sports

O estudo também aponta o aumento no número de jovens e mulheres entre os participantes. Antes da pandemia, o público feminino era maioria (53%); em 2023, representava 43% e, agora, alcança 49,9%. Entre os jovens, a faixa etária que mais cresceu foi a de 15 a 25 anos, passando de 7,9% para 11%. A maior fatia de esportistas, no entanto, permanece entre 36 e 45 anos.

"Com o compromisso de inovar e oferecer dados cada vez mais precisos, o Ticket Sports se orgulha de ser a plataforma que impulsiona o esporte brasileiro. Ao criar esse material, conseguimos não apenas entender as características e necessidades dos atletas, mas também oferecer valiosos insights para melhorar a experiência e a performance de todos no universo esportivo", conclui Krutman.

A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, basta realizar um cadastro.  Link da pesquisa - https://materiais.ticketsports.com.br/perfil-do-atleta-brasileiro-2024

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.