PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Desafio Rota da Baleia está confirmado para agosto no litoral sul catarinense

Esta ultra trail percorre 80 km e há grandes chances de avistamento dos mamíferos marinhos

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

Você já viu uma baleia franca? Este singular mamífero marinho costuma passar pelo litoral catarinense no inverno, em busca de águas mais quentinhas, para terem os filhotes e amamentá-los. E a boa notícia é que elas já começaram a chegar, o que aumenta as chance de vê-las durante o Desafio Rota da Baleia, uma ultra trail que vai rolar em 31 de agosto, e que tem um trajeto singular de 80km entre Laguna e Garopaba.

 Foto: Foco Radical/Desafio Rota da Baleia

PUBLICIDADE

A prova pode ser feita solo, em duplas e até quartetos. Há também trajetos menores de 40km e 21km, inscrições entre R$ 199 e R$1.832, no site: www.desafiorotadabaleia.com.br. A largada será em Laguna, às 5h da manhã, nos Molhes da Barra, em direção a Imbituba e na sequência, Garopaba, na Praia Central, onde será a linha de chegada de todas as distâncias. A corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa, na divisa entre Imbituba e Garopaba. A entrega dos kits será na véspera, na arena do evento, em Garopaba.

"Nas quatro primeiras edições do evento, tivemos o registro de atletas que viram baleias enquanto corriam. Neste ano, com a chegada antecipada das primeiras baleias francas, alinhado com a expectativa de projetos que monitoram a espécie, devemos ter a prova com muitos animais nas águas, inclusive em mais de uma das praias do trajeto", espera Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

 Foto: ProFRANCA/Instituto Australis

O Desafio Rota da Baleia passa por mais de 20 praias e 10 costões, muitos deles ainda intocados, principais pontos turísticos das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Os atletas, ainda, encontram locais muito preservados, praticamente sem sinais de intervenção humana. Entre eles estão as praias D'Água e Do Luz, em Imbituba, e grandes costões entre as praias de Garopaba, como Ouvidor, Barra e Vigia.

Do percurso total, apenas 7% deles são em estradas pavimentadas.  Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já foi a sede de etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.

Publicidade

Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorrerão o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. A expectativa da On Sports é bater o recorde de inscritos.

O Desafio Rota da Baleia 2024 tem patrocínio de Tesba Transportes e Powerade Brasil, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village.

 

Desafio Rota da Baleia 

Sábado, 31 de agosto de 2024 

Modalidades

Publicidade

80K sozinho 

80K Revezamento - Duplas, Quartetos e Octetos

40K sozinho

21K Solo

Largadas

Publicidade

80K: Molhes da Barra - Laguna ( como chegar )

·         Modalidade SOLO - Largada: 05h

·         Modalidade DUPLA - Largada: 05h30

·         Modalidade QUARTETO - Largada: 05h45

·         Modalidade OCTETO - Largada: 06h

Publicidade

·         Modalidade KIDS - 18h na Arena de Chegada - Garopaba

40K: Praia Canto da Vila - Imbituba ( como chegar ) - 10h30

21K: Praia do Rosa - Canto Sul - Imbituba ( como chegar ) - 13h

Chegada: Praia Central - Garopaba ( como chegar ).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.