Segura a carteira. New Balance e Nike acabam de anunciar duas atualizações de dois modelos muito bons para corrida de rua, respectivamente 1080 v14 e Zoom Fly 6. O primeiro acaba de chegar ao Brasil, apenas na loja da marca no Conjunto Nacional, onde está acontecendo a retirada de kit da corrida deste domingo - a New Balance 15K São Paulo - com a possibilidade de testar o novo tênis; e no e-commerce oficial da marca. Já o novo tênis da Nike vai chegar no Brasil no início de 2025 pesando 10% a menos do que a versão anterior.
O período para os corredores retirarem seus kits da New Balance 15K São Paulo será nos dias 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira) das 10 às 20h, e no dia 12 de outubro (sábado), das 10h às 18h. Neste ano, o kit conta com número de peito, camiseta, sacochila, meia de alta performance, brindes de marcas parceiras e medalha (a ser entregue na conclusão da prova).
Oferecendo uma ampla experiência de running também no pré-prova, a New Balance disponibilizará aos inscritos na New Balance 15K São Paulo algumas oportunidades especiais apenas durante a retirada dos kits, como o teste em esteira do novo Fresh Foam X 1080 v14, onde os corredores e demais consumidores poderão conhecer e experimentar, em primeira mão, o modelo que chega ao mercado brasileiro no próprio dia 10, disponível tanto na loja do Conjunto Nacional, como no e-commerce da marca. A partir do dia 14, iniciam-se as vendas em outras lojas da marca e lojas especializadas. Outros benefícios disponíveis na retirada de kits incluem a personalização gratuita da camiseta que compõe o kit, no qual o corredor poderá escrever seu nome, e um voucher de 15% de desconto em produtos New Balance, podendo ser utilizado até o dia 12 de outubro.
Vamos começar pelo mais velho. O Fresh Foam X 1080 v14 (R$ 1.199,99) é um dos principais modelos da marca. É aquele tipo de tênis pau pra qualquer obra. Bom nas corridas longas, nos treinos, na academia e até no rolê. O corredor experiente tem um deles no rodízio e o iniciante pode começar a correr com ele sem ter medo de se lecionar, ou ter que fazer adaptação.
"O Fresh Foam X 1080 v14 representa a união entre amortecimento, conforto e estilo. Este modelo, um dos principais ícones da New Balance em performance, chega para estar presente em toda a jornada do corredor, seja em treinos e provas, ou até mesmo em momentos casuais", disse Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance.
Com foco em inovação e desempenho, o novo 1080 foi projetado para oferecer o máximo conforto, absorção de impacto e flexibilidade. O cabedal (parte superior do calçado) foi redesenhado em malha de Engineered Mesh (trama como se fosse de uma meia, feita em máquinas super modernas e com material sintético - o ponto é mais fechado nas áreas de maior desgaste) e ganhou respirabilidade em zonas estratégicas. Detalhes refletivos garantem visibilidade durante corridas noturnas, enquanto a lingueta anexada ao cabedal evita movimentos indesejados, proporcionando maior estabilidade. Para completar, a nomenclatura 1080 emborrachada no contraforte dá um charme a mais para o modelo.
A entressola, desenvolvida com a tecnologia Fresh Foam X, conta com um excelente nível de amortecimento, aumentando a absorção de impacto tanto para o uso diário quanto para treinos intensos. Com mais volume nas laterais e uma base mais larga em comparação ao modelo anterior, o 1080 v14 proporciona maior estabilidade e uma sensação de maciez incomparável. Destaca-se também a geometria "rocker" no calcanhar, que melhora a fluidez nas passadas e aprimora a absorção de impacto. Atenção, esse modelo não possui placa de carbono. O solado também foi atualizado, contando agora com faixas verticais de borracha em zonas estratégicas que aprimoram a fluidez das passadas, sem abrir mão de leveza e garantindo durabilidade e tração. O drop é de 6 mm e o peso é de 235g, no modelo feminino, tamanho 36; e 300g no masculino, tamanho 41.
NIKE ZOOM FLY 6, MAIS LEVE E MAIS RÁPIDO
A Nike investiu pesado na tecnologia dessa atualização do Zoom Fly. Segundo a marca, o novo Zoom Fly é o melhor modelo na categoria de calçado híbrido para treino e provas. Ele incorpora a melhor tecnologia de amortecimento e de placas da Nike, tudo num pacote criado para impulsionar treinos e empurrar corredores a baterem suas marcas pessoais.
O design do tênis foi atualizado e pesa agora 10% menos do que a versão anterior. O tamanho 42 masculino está com 265g e o 40 feminino, 218g! Sua nova entressola, que foi redesenhada, é a maior entre todos os modelos da marca. Na parte frontal tem 34 mm de espessura e na parte posterior 42 mm - o que resulta em um drop (diferença de espessura entre essas duas áreas) de 8mm, que o número da maioria dos modelos no mercado. Nessa nova versão a placa de carbono FlyPlate, que impulsiona o corredor, está presente em toda a extensão do tênis, em um sanduíche de espumas. A ZoomX, agora em maior quantidade, oferece máxima resposta e leveza, e SR-02 garante conforto, suporte e amortecimento de impacto. Vale ressaltar que a ZoomX é o material mais leve e resistente da Nike e deve proporcionar ainda mais retorno de energia e maciez a cada passada. Sem interferir na respirabilidade, o novo cabedal tem um sistema de malha com trama em duas camadas, que produz conforto total e caimento macio como uma meia. O solado ganhou uma tela fina de borracha, que é ao mesmo tempo leve e aderente, evitando escorregões.
Conforme de costume, os atletas de elite da Nike desempenharam um papel essencial e contribuíram para o desenvolvimento do novo Zoom Fly. Eliud Kipchoge, maior maratonista do mundo e protagonista do revolucionário projeto Breaking2 da Nike, testou o modelo em pistas de asfalto e de terra, na sua cidade natal de Eldoret, no Quênia. Ele trabalha em estreita parceria com a Nike para fazer ajustes finos em aspectos fundamentais do tênis, como devolução de energia, conforto e proteção. Com isso, o Zoom Fly fica pronto para treinar ou disputar provas com todos os tipos de corredores.
"Este é o tênis que os atletas devem escolher para os treinos ao longo da semana, e não os 'super tênis' que algumas pessoas usam para corridas mais longas ou fartleks", diz Kipchoge, em referência a um método de corrida com intervalos. "O novo desenho do Zoom Fly tem alto desempenho e é muito responsivo, com amortecimento maravilhoso que protege do impacto e garante uma excelente transição do calcanhar para os dedos".
Além das várias paletas de cores que estarão disponíveis para o lançamento, a equipe de design da Nike criou uma edição especial do Zoom Fly, inspirada no tom de vermelho da terra das estradas onde Kipchoge treina há décadas. A marca não divulgou quanto vai custar essa Fórmula 1 dos tênis de corrida. A versão 5, que não tem placa de carbono em toda extensão da entressola, pode ser encontrada por cerca de R$ 1.400,00. E as versões entre 1 e 4 não apresentam placa de carbono, mas também são ótimos modelos para rodar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.