Se há uma maratona que é unanimidade de qualidade entre os maratonistas brasileiros, ela é a SP City Marathon. A prova será realizada neste domingo, 26 de julho, organizada pela Iguana Sports. Encantando os corredores amadores desde sua estreia no calendário brasileiro em 2016, a 7ª edição promete ser ainda melhor, já que esta corrida de rua foi certificada pela World Athletics (a federação internacional de atletismo). Coincidência ou não, houve recorde de inscritos, com a adesão de 20 mil corredores de rua, marcando um crescimento de 53,8% no comparativo com a edição de 2023.

A largada da maratona (42,2km) será neste às 5h20, em frente ao Estádio do Pacaembu, com chegada no Jockey Club, passando por 18 bairros (Pacaembu, Santa Cecília, Barra Funda, Santa Efigênia, República, Sé, Bela Vista, Aclimação, Vila Mariana, Paraíso, Ibirapuera, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Butantã, Alto de Pinheiros e Cidade Universitária). Haverá também a meia maratona (21,1km), com a mesma largada e chegada. Confira abaixo os mapas dos percursos da meia e da maratona.


Durante o percurso, a corrida também contará com 15 estações de apoio entre água, atendimento médico, banheiro químico, isotônico e gel de carboidrato, além de 7 atrações musicais para estimular ainda mais os atletas. Vai ter também um ponto com esponja e outro com bala de goma. E atenção, quem quiser voltar com o ônibus da corrida para a largada pode adquirir o bus ticket no link do Instagram da Iguana Sports.
"Estamos orgulhosos com o papel que a On SP City Marathon vem desempenhando no circuito de corridas no país. Neste ano, pela primeira vez com o selo da World Athletics, já batemos o recorde de inscritos e também nosso objetivo, que era alcançar a marca de 20 mil participantes, reafirmando o nosso status de maior maratona de São Paulo", destaca Eliane Verderio, CEO da Iguana Sports.
Aberta aos participantes e ao público, a Expo da SP City Marathon será entre sexta-feira e sábado, no Transamérica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387), fica a 1km da estação Santo Amaro da CPTM, que tem interligação com a Estação Santo Amaro do Metrô (linha Lilás). No primeiro dia, o local funcionará das 8h às 20h, enquanto no sábado (27) até às 18h.
Com todos os espaços vendidos, a Expo contará com estrutura de lojas e stands dos patrocinadores, painéis de conteúdo sobre a prova, além de servir como base de credenciamento e retirada de kits por parte dos atletas. Nesta edição, o evento conta com o patrocínio master, da On (marca esportiva suíça), enquanto na categoria de patrocinadores ouro a Amino Vital, Itaú Uniclass e Cosan. Já os parceiros oficiais da corrida são; Dobro, Vigor Viv, BlackSkull, Lindoya Verão, Fotop, Rede Accor de hotéis, que disponibilizará 15% de desconto em hospedagem aos inscritos, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto e a rádio Kiss FM.No estande da Velocità, por exemplo, haverá 20% de desconto em itens exclusivos da Saucony, incluindo os modelos Kinvara Pro e Endorphin Elite.

Seguindo todos os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBat), a On SP City Marathon funcionará como índice para provas internacionais, entre elas a tradicional maratona de Boston. Além de premiar os 5 primeiros colocados da elite nos 21,1km e 42,2km, o evento também oferecerá aos 100 primeiros colocados na prova masculina e feminina a medalha do TOP 100.
Outro detalhe relevante é que Paulo Carelli, sócio diretor de Operações e Eventos da Iguana Sports, é também um dos fundadores da ABRACEO (Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor), que hoje conta com 56 empresas associadas de todo o Brasil. associação que teve papel fundamental na volta das corridas no período pandêmico. E 19 delas farão uma imersão total neste evento esportivo, para trocar experiências de sucesso e colocar a mão na massa. Será o lançamento do programa ABRACEO Academy, que tem como referência o o Racing Director, que tradicionalmente acontece na Maratona de Nova York, no qual há o network dos diretores das corridas de rua. "Esse programa é um marco para a ABRACEO", afirma Guilherme Celso, presidente da ABRACEO.
E tem mais novidade que vai interessar muito quem sempre faz a SP City Marathon desde a primeira edição em 2016. A partir da edição 2025 vai começar o Loyal Squad (esquadrão da lealdade), que busca premiar a lealdade e dedicação de todos os corredores, que participaram de cada distância da SP City Marathon, desde a primeira. Esses atletas podem ter o seu nome no Hall of Fame (mural da fama) da prova, colecionar os selos Coins of the Loyals (moedas da lealdade) e ter benefícios já na inscrição para 2025.
Como vai funcionar: cada meia maratona concluída vale 10 pontos e cada maratona, 20 pontos. Quem somar entre 60 e 70 pontos atingirá o primeiro nível - Runner to watch (corredor para se observa), e terá direito a 10% de inscrição. Quem juntar de 80 a 90 pontos atingirá o segundo nível - Epic Runner (corredor épico), e terá direito a 15% de desconto na inscrição e mais o selo de Bronze Coin of the Loyals; entre 100 a 110 pontos atingirá o terceiro nível - Legendary Runner (corredor lendário), e terá 20% de desconto mais e a honraria de Silver Coin; e quem somar entre 120 e 140 pontos atingirá o último nível e será Unstoppable Runner (corredor imparável), com direito a 25% de desconto na inscrição e o título de Golden Coin.