Na manhã deste domingo, 7 de abril, são esperadas 18 mil pessoas na 28ª Maratona Internacional de São Paulo, uma das principais competições da modalidade no Brasil e a primeira a conseguir o Selo World Athletics (federação internacional de atletismo), que teve as inscrições esgotadas. A entrega dos kits aos inscritos começará nesta quinta-feira e se estenderá até sábado, na Expo Atleta, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera. A prova terá transmissão, ao vivo, pelo canal da Yescom, no Youtube.
Além dos 42km (maratona), serão realizadas as provas da meia maratona (21km), 10k e 5k, com largada, a partir das 6h10, próximo ao Obelisco. Cada uma dessas modalidades tem uma largada diferente, por isso é bom chegar com antecedência para se posicionar no pórtico correto. Serão 18 pontos de apoio ao longo percurso com água, apoio médico, sanitários, além de outros pontos com isotônico, alimentação e música. O percurso da maratona sai do Obelisco, segue em direção ao aeroporto, retorna, vai até Pinheiros, atravessa o Rio Pinheiros, roda em toda Cidade Universitária, e retorna ao Parque do Ibirapuera. O corredor amador tem que terminar os 42km no máximo em seis horas, o maratonista da elite conclui a prova em um terço desse tempo.
ELITE
O total da premiação em dinheiro é de R$ 40 mil e será dividida até o sétimo lugar da elite, masculina e feminina. O campeão e a campeã vão receber R$ 7 mil cada um. No masculino, as atrações são o paulista Ederson Vilela (campeão da Maratona de Curitiba e vice na Volta Internacional da Pampulha no ano passado), o mineiro Renilson da Silva (3º na Meia Maratona Internacional de São Paulo 2023 e 4º na Maratona de Foz do Iguaçu em 2023); o também paulista Geilson Conceição (campeão na Maratona de Porto Alegre em 2022 e bicampeão da Maratona de Salvador - 2019 e 2021); e Franck Caldeira (campeão da São Silvestre e Volta da Pampulha, entre outras). Entre os estrangeiros, as atrações serão o atual campeão, o queniano Vestus Cheboi (foto abaixo), o seu compatriota Nicolas Kosgei (vencedor da Tribuna em 2019), o ugandense Moses Kibet (campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e da Meia Maratona Internacional de Guarulhos, ambas em 2023) e o etíope Gosa Seyoum (campeão da Meia Maratona de Nanjing Xianlin na China em 2023).
No feminino, os destaques da elite são as quenianas Faridah Chelanga (campeã da Maratona de Curitiba 2023); Emily Chebet (campeã da 2ª Meia Maratona Internacional de Guarulhos); a boliviana Helen Daniela Baltazar Medina (4ª no Campeonato Pan-Americano de Maratona em Caracas - 2023) e a brasileira Renata Moreno dos Santos (4ª na Maratona Internacional de São Paulo - 2023).
Ao longo de quase três décadas, a Maratona de São Paulo reuniu a nata da corrida de rua e foi nela que o recorde nacional da modalidade, na categoria masculina, foi quebrado em 2002, por Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004, que venceu a prova com o tempo de 2h11min19, que continua a ser também o recorde da prova. Já a brasileira Marcia Narloch é a atleta com maior número de vitórias, três no total, obtidas nas edições de 1999, 2000 e 2005. Aliás, ela é também a recordista nacional, com 2:34:10 na Maratona de Porto Alegre, em 2000. Já o recorde feminino da Maratona de São Paulo é da queniana Rumokol Chepkanan - 2:31:21, estabelecido em 2012.
Na edição de 2023, o queniano Vestus Cheboi Chemjor foi o vencedor ao completar os 42 km em 2h15min20s, logo em sua primeira participação. A marca do queniano é um dos melhores da história da competição. No feminino, a etíope Yadeni Alemayehu, levou a melhor, com 2h34min48. Entre os brasileiros, Giovani dos Santos, em quarto lugar (2h23min16) e Marlei Willers (2h46min50) com a segunda posição foram os mais bem colocados do país na 27ª edição da Maratona de São Paulo. O recorde da Maratona de São Paulo é
Vale lembrar que a Olympikus, marca esportiva oficial da prova, acaba de lançar o Desafio Supra, mais o Desafio Vanderlei Cordeiro de Lima, que vai começar exatamente nesta maratona. A marca brasileira vai dar premiação extra no final do ano, para quem correr calçando o Corre Supra e bater a marca do Vanderlei, que este ano vai correr os 5k no domingo, e a da Márcia, e também os brasileiros e brasileiras mais rápidos da temporada 2024, em uma de nove maratonas pré-selecionadas. Aliás, a Olympikus está montando um stand de mais de 100m² na Expo. "É uma alegria fazer parte do time Olympikus e hoje poder contribuir diretamente com o incentivo a atletas de Elite, ainda mais com um Desafio que carrega meu nome. A Maratona Int. de São Paulo de 2002 é um marco na minha história e um tempo que até hoje, nunca foi batido. Vai ser muito emocionante passar o bastão de brasileiro mais rápido em uma maratona no Brasil para um atleta que estará carregando a tecnologia brasileira nos pés.", conta Vanderlei Cordeiro de Lima.
Caixa e Comgas apresentam a 28ª Maratona Internacional de São Paulo, uma realização e organização da Yescom, com patrocínio de Olympikus, Assaí, Drogaria São Paulo, Smart Fit, Movida, Itambé e Polpanorte, Power Ade, patrocínio especial de 3 Corações, copatrocínio de Montevérgine, Dois Cunhados Hortifruti, Recicla Junto e Cristalcopo e apoio de Bendita Cânfora, Mantiqueira Brasil, Espaço Laser, Antilhas, Copra, Arcor, Mid Zero, Cinépolis, COSAN, Leão e Urbia. O gel oficial é da Black Skull. O hotel oficial é o Intercity Ibirapuera e a agência de turismo oficial é a Maratonas no Mundo. O apoio especial é da Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (SEME), Secretaria Municipal de Turismo e SPTuris. A supervisão é da World Athletics, AIMS, CBAt e Federação Paulista de Atletismo.
SERVIÇO
Horários das largadas
Maratona
- 6h10 - Elite A/B Masculino e Feminino;
- 6h15 - 1ª ONDA - Pelotão Premium e Atletas com Deficiência, Pelotão Geral (inscritos para completar a prova até 3h40), e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 3h41 e 4h10);
- 6h20 - 2ª ONDA - Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 4h11 e 4h40 e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova acima 4h41).
Meia Maratona
- 6h30 - 3ª ONDA - Pelotão Premium e atletas com deficiência; Pelotão Geral (inscritos para completar a prova até 1h40); e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 1h41 e 1h55);
- 6h35 - 4ª ONDA - Pelotão Geral (inscritos para completar a prova entre 1h56 e 2h15) e Pelotão Geral (inscritos para completar a prova acima de 2h16);
10k
- 6h40 - 5ª ONDA - Atletas com Deficiência, e Pelotão Geral Corrida 10K;
5k
- 6h45 - 6ª ONDA - Atletas com Deficiência e Pelotão Geral Corrida 5K.
Horários da entrega do Kit
quinta-feira - 4/4: das 13h às 20h
sexta-feira - 5/4: das 9h às 20h
sábado - 6/4: das 8h às 18h
Site oficial da prova: www.maratonadesaopaulo.com.br.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.