Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Vendas de artigos para corrida disparam na Shopee

Dados da empresa revelam aumento de 95%

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera

Mesmo nesse calorão, basta por o nariz na rua para ver um corredor ou uma corredora por aí. Não é só uma impressão que há mais de nós se exercitando ao ar livre, os números comprovam. Pesquisa do TicketSport indica que 35% deles são novatos, dados da Federação Paulista de Atletismo já mostram que houve um aumento real de 40% no número de corridas de rua no estado de São Paulo este ano. E agora há mais um indicador: a Shoppe acaba de registar um expressivo salto na demanda por itens de corrida.  De acordo com o Data Shopee, de janeiro a agosto de 2024, itens de corrida registraram crescimento de mais de 95% em vendas e mais de 85% em buscas na plataforma, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 Foto: Shopee

PUBLICIDADE

A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores em uma experiência de compra fácil, segura e divertida. Lançada em 2015 em Singapura, a empresa chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios em São Paulo. A empresa possui 11 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.

Entre os produtos para corrida, os com maior crescimento em vendas no período são: óculos esportivos, tops, shorts, kits de corrida, camisetas e bermudas. E em buscas: óculos esportivos, garrafas, coletes de corrida, tops, shorts e pochetes. Os corredores buscam produtos que ofereçam praticidade, conforto e segurança durante a atividade. Os óculos de corrida, que garantem proteção contra o sol e melhoram a visibilidade, tiveram um aumento de mais de sete vezes nas vendas da Shopee durante o período analisado. Entre os mais vendidos também estão os tops esportivos, que tiveram um crescimento de mais de duas vezes, e os shorts respiráveis, com aumento superior a 100%. As buscas também registraram crescimento, com itens como garrafas tendo um aumento de mais de três vezes nas pesquisas da plataforma, assim como os coletes de corrida em trilha, que apresentaram uma variação positiva de mais de duas vezes no período.

As mulheres seguem a tendência geral, mas com algumas particularidades em suas escolhas. Elas demonstram uma preferência por itens que aliam conforto, praticidade e estilo durante a prática esportiva. Os produtos com maior crescimento em buscas e vendas para o público feminino foram óculos de corrida, seguidos por tops, coletes, shorts, kits de corrida e cintos. Entre os homens, além dos clássicos de corrida, como shorts e camisetas, produtos como caneleiras e pochetes também ganharam espaço entre os itens mais vendidos e buscados.

Publicidade

Crescimento entre os 65+

 

Um dado que chama atenção na pesquisa é o significativo crescimento nas vendas de itens de corrida entre consumidores com 65 anos ou mais, com um aumento de mais de três vezes. Os dados indicam que essa faixa etária está investindo em um envelhecimento ativo e saudável. Os produtos com maior crescimento nas vendas para esse público são os óculos esportivos, cintos de corrida e tops.

Além da corrida, após a última Olimpíada, o interesse dos brasileiros por produtos esportivos cresceu na Shopee. O levantamento realizado entre junho e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, revelou que o skate aparece como um dos produtos com maior crescimento nas vendas, seguido por elásticos de ginástica e quimonos. Além desses, a lista dos produtos que registraram o maior crescimento nas vendas do período também incluibolas de futebol e basquete.

Entre as faixas etárias, o público de até 17 anos lidera com folga o crescimento das vendas de itens esportivos, com a prancha de surf destacando-se como um dos produtos mais procurados. A popularidade do surfe, impulsionada pela chamada "Brazilian Storm" - geração de surfistas brasileiros que vem dominando o cenário mundial e que tem grande presença em plataformas digitais - pode ser a resposta para esse dado. Já o público de 18 a 24 anos também apresenta um aumento considerável nas vendas de produtos esportivos. Nesse grupo, além das pranchas de surfe, itens como skates, bolas de futebol e bicicletas também vem ganhando espaço.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.