A fala da ministra dos Esportes, Ana Moser, de que eSports não podem ser considerados esportes, mas sim, parte da indústria de entretenimento, irritou a comunidade gamer, na última terça-feira. Ela comparou a preparação de um gamer a de um cantor, como Ivete Sangalo, para um show. A ministra também ponderou que, diferentemente dos esportes convencionais. “A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. O que você fez foi se divertir, você não praticou esportes. ‘O pessoal treina para fazer’. Sim, treina, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é uma atleta da música. Ela é uma artista que trabalha com entretenimento”, afirmou a ministra em entrevista ao Uol.
Mas qual a definição de esporte no dicionário?
Definição de esporte
A definição de “esporte” no dicionário Michaelis, como substantivo masculino, diz que a palavra é considerada “prática metódica de exercícios físicos visando o lazer e o condicionamento do corpo e da saúde; desporte, desporto. O conjunto das atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe; desporte, desporto. Cada uma dessas atividades; desporte, desporto. Atividade de lazer ou de divertimento; hobby, passatempo”.
O dicionário Aurélio na edição de 2008 diz que “esporte” significa o “conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipe; desporte, desporto. Qualquer deles. Entretenimento”.
Mundo do eSports reage
Nas redes sociais, gamers e streamers criticaram a declaração da ministra dos Esportes. Uma das principais divergências quanto ao ponto de vista de Ana Moser se dá sobre a capacidade dos eSports transformarem vidas, assim como os esportes convencionais.
“A parte boa disso é que a gente nunca precisou nem vai precisar dessa galera para dizer se é ou não esporte”, afirmou Gaules, uma das principais vozes dos eSports no País, em uma live na Twitch.
“Compreendo a dificuldade das pessoas em entender a nova geração. Muita coisa mudou para o esporte eletrônico de 10 anos para cá, tudo é muito recente, faz sentido demorar a digerir, mas, não podemos confundir esporte com entretenimento. Um artista treina sim para fazer um show, uma apresentação, mas não podemos comparar esse treino, com o que temos dentro de uma equipe profissional de eSports”, afirma Sacy, jogador de Valorant.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.