A vitória da Costa Rica sobre o Japão, por 1 a 0, e o empate entre Espanha e Alemanha, por 1 a 1, embolou o grupo E da Copa do Mundo. Nenhuma das quatro seleções garantiu a classificação ainda. Mas, em contrapartida, todas têm chances de avançar para a próxima fase.
Somente os alemães, que possuem 1 ponto, não dependem de suas forças para conseguir uma vaga para as oitavas de final. As três outras equipes, que já venceram no Mundial, jogam por uma vitória para ficar entre os dois melhores da chave. As partidas entre Alemanha x Costa Rica e Espanha x Japão estão marcadas para a próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 16h.
A situação menos complicada é a da Espanha, que joga por um empate contra o Japão. A equipe de Luis Enrique está com 4 pontos e lidera a chave, mas ainda pode ser eliminada se, ao mesmo tempo, perder o último jogo e se Costa Rica derrotar a Alemanha ou ser goleada pelos alemães na última rodada. Os japoneses e costa-riquenhos, com 3 pontos cada, precisam vencer as suas partidas para se classificar.
O Japão pode terminar entre os dois primeiros do grupo mesmo se empatar com a Espanha e os alemães derrotarem a Costa Rica — as duas seleções ficariam com 4 pontos. Porém, o seu empate não pode ser por 0 a 0 e a Alemanha não poderia vencer por outro placar que não fosse o 1 a 0.
Isso porque gols feitos é o critério que desempata quando duas equipes estão em igualdade em número de pontos e saldo de gols. No momento, japoneses e alemães balançaram as redes duas vezes no Mundial. Se esse critério permanecer o mesmo entre as duas equipes, o que vai desempatar será o confronto direto, o que daria vantagem aos japoneses.
A situação mais dramática é a da Alemanha, que obrigatoriamente precisa vencer a sua partida. A equipe tetracampeã mundial briga para não ser eliminada na fase de grupo pela segunda vez consecutiva, como aconteceu na Copa disputada na Rússia.
Para isso, precisa vencer o seu jogo, de preferência por mais de um gol de diferença, e torcer para que a Espanha derrote o Japão. Assim, alemães ficariam com 4 pontos e passariam japoneses e costa-riquenhos, que estacionariam com 3.
Porém, se a Alemanha ganhar, mas apenas por 1 a 0, os alemães precisariam torcer para que os japoneses não marcassem contra a Espanha. Um empate por 0 a 0 entre Espanha e Japão classificaria a equipe treinada por Hansi Flick neste cenário de combinação de resultados.
A Alemanha ainda pode se classificar mesmo com a vitória do Japão. Mas, nessa situação, teria que tirar uma diferença de saldo de gols da Espanha, que goleou o Costa Rica por 7 a 0. Para conseguir esse feito, tem que ganhar o seu jogo por, no mínimo, sete gols de diferença.
Combinação de resultados que classificam a Alemanha
- Alemanha vence a Costa Rica e Espanha ganha do Japão;
- Alemanha vence a Costa Rica, e Japão e Espanha empatam por 0 a 0 - se Japão e Espanha empatarem por 1 a 1, Alemanha precisa vencer marcando mais de um gol.
- Japão vence a Espanha, e Alemanha ganha da Costa Rica por, no mínimo, 7 gols de diferença
Combinação de resultados que eliminam a Alemanha
- Alemanha não vence a Costa Rica;
- Japão vence a Espanha, e Alemanha vence a Costa Rica por menos de 7 gols de diferença;
- Alemanha vence por 1 a 0, e Japão e Espanha empatam por algum placar que não seja 0 a 0.
A combinação de resultados com vitória da Alemanha e empate entre Japão e Espanha vai levar a decisão dos classificados para o saldo de gols ou, então, número de gols feitos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.