A seleção brasileira entrou em campo nesta quinta-feira para encarar a Venezuela, no Estádio Monumental de Maturín, em jogo da 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois de momentos de oscilação na busca por vaga no Mundial de 2026, o time de Dorival Júnior se recuperou na Data Fifa anterior, com vitórias sobre Chile e Peru, mas se frustrou ao apenas empatar por 1 a 1 com os venezuelanos.
Destaques
Acompanhe ao vivo
ANÁLISE FINAL
O Brasil não conseguiu fazer uma exibição consistente nesta quinta-feira, no Estádio Monumental de Maturín, e ficou no empate por 1 a 1 com a seleção venezuelana pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Raphinha inaugurou o marcador em cobrança de falta, mas Segovia fez um golaço e deixou tudo igual para os donos da casa.
A seleção brasileira teve uma atuação oscilante. Se no primeiro tempo houve superioridade clara dos comandados de Dorival, na segunda parte, especialmente nos minutos iniciais, o que se viu foi um time desnorteado. Dorival Júnior também pecou por tardar nas substituições. Vini Jr. se mostrou mais participativo, mas, quando pôde fazer a diferença, falhou nas tomadas de decisão e na cobrança de pênalti.
O time de Dorival Júnior não teve uma atuação convincente, mas não retrocedeu. A verdade é que as vitórias sobre os lanternas Peru e Chile, em outubro, não podem servir de parâmetro. Diante da Venezuela, a seleção trafegou por uma linha tênue e esteve perto da vitória e da derrota repetidas vezes. Esse desencaixe pode ser comum no futebol, contudo, em se tratando de seleção brasileira, não pode ser visto como trivial. É necessário corrigir o rumo mesmo que a classificação para o Mundial não se torne motivo de preocupação.
Fim de jogo
Brasil não aproveita superioridade numérica nos minutos finais e sai de campo frustrado pelo empate.
- Venezuela 1 x 1 Brasil
Quebra de ritmo
Sistema de irrigação do estádio é ativado e atrapalha Brasil, com um homem a mais, nos minutos finais da partida. Jogadores ficam irritados.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 48:00 (2º tempo)
EXPULSO!
Venezuelano González recebe cartão vermelho após tapa em Martinelli e braçada na cara de Vinícius Júnior.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 43:00 (2º tempo)
Advertência e falta
Segovia recebe cartão amarelo por toque de mão perto da área. Falta para o Brasil é cobrada por Vini Jr e defesa afasta.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 40:00 (2º tempo)
Mais mudanças
Agora é Dorival Júnior quem promove substituições. O atacante Gabriel Martinelli entra no lugar do volante Bruno Guimarães.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 38:00 (2º tempo)
Cartão
Cáceres recebe amarelo por chutar a bola em Paquetá, caído no chão.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 36:00 (2º tempo)
Tem mudança
Substituições na Venezuela. Saem Bello e Rondón para as entradas de González e Cádiz.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 35:00 (2º tempo)
Jogo fica mais nervoso
Brasil comete erros e não consegue passar pela defesa adversária.
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 32:00 (2º tempo)
ANÁLISE
Seleção brasileira faz um segundo tempo muito fraco. O time caiu muito de rendimento, perdeu a coletividade e vê os donos da casa cada vez mais próximos do gol. Vinícius Júnior decepcionou novamente ao perder um pênalti muito importante em um momento desfavorável para o Brasil. Dorival demora para fazer as substituições necessárias. O risco da virada é cada vez maior.
Por Marcos Antomil
- Venezuela 1 x 1 Brasil - 27:00 (2º tempo)