O clube belga KV Oostende declarou falência no dia 14 de maio e realizou um “funeral” simbólico no último domingo, 2, em seu estádio, com a presença de caixões e dos torcedores.
A instituição foi declarada falida pelo Tribunal de Contas da Bélgica após acumular uma dívida de 232 mil euros (R$ 1,6 milhão), perdendo assim o direito de disputar qualquer liga profissional de futebol.
Os dirigentes do clube alegaram que, para se manter “vivo” no cenário esportivo, seria necessário quitar a dívida até junho; caso contrário, a situação financeira se deterioraria ainda mais. Portanto, a solução viável foi encerrar as atividades da instituição.
Leia também
Um outro caminho possível seria a fusão com um clube localizado em um raio de 30 quilômetros na mesma região. Nesse caso, o nome da agremiação teria que ser alterado para que a nova equipe começasse a disputar em uma divisão acima da quarta do Campeonato Belga.
O KV Oostende não é considerado um clube de grande porte na Bélgica. Com 120 anos de história, o time conquistou apenas o bicampeonato da segunda divisão belga nas temporadas 1997/98 e 2012/13.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.