O corpo do jogador Juan Izquierdo, morto em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca nesta terça-feira, 28, chegou a Montevidéu. A aeronave da Força Aérea Uruguaia pousou volta da meia-noite desta quinta-feira, 29, três horas depois de outro avião militar chegar com os familiares do atleta. O uruguaio será velado nesta quinta-feira, das 11h às 13h, na sede social do Nacional na capital uruguaia, informou a instituição, que decretou cinco dias de luto com bandeiras a meio mastro e apenas serviços básicos ativos.
O zagueiro estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Albert Einstein desde a última quinta-feira, quando desmaiou em campo durante o duelo entre São Paulo e Nacional, válida pelas oitavas de final da Libertadores, no Morumbis. Depois de cinco dias na UTI, a morte encefálica do jogador foi confirmada pelo clube urugaio pelas redes sociais.
Muitas pessoas chegaram à sede do Nacional durante o dia, para deixar flores, velas, desenhos, mensagens e bandeiras do clube ou do Uruguai. Alguns faziam o sinal da cruz enquanto tocavam nas fotos do jogador. Também compareceram torcedores do Peñarol, do Nacional, onde Izquierdo também jogou.
Paola Portera, de 24 anos, torcedora do Nacional, ressaltou que a tristeza pela perda não tem cor. “Estamos todos unidos pelo mesmo sentimento”, disse ela à AFP. “Dói, dói muito”, disse Wilson Guadalupe, funcionário público de 36 anos que também foi prestar homenagem ao “querido Izquierdo”. “Estamos sofrendo desde o momento em que aconteceu.”
No Uruguai o campeonato local foi suspenso e não haverá jogos no fim de semana. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) declarou nesta quarta-feira luto até domingo, incluindo nesse período a suspensão de todas as suas atividades competitivas. Astros como Luis Suárez, ex-jogador do Nacional, e ex-jogadores da seleção uruguaia, como Diego Forlán, entre outros tantos nomes do futebol, se despediram em suas redes sociais de ‘Negrón’, como Izquierdo era carinhosamente chamado.
Leia também
“Um dia triste para o futebol”, escreveu o São Paulo em sua conta no X, ao enviar “condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor”. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também lamentou “o trágico falecimento” de Izquierdo e prestou condolências aos familiares do jogador “e a todos” na Confederação Sul-Americana de Futebol. A Conmebol declarou três dias de luto.
Izquierdo deixa a mulher, Selena, e dois filhos, uma menina de dois anos e um menino recém-nascido, de menos de um mês de vida. Com inúmeras passagens por grandes clubes do futebol uruguaio, o zagueiro era titular da equipe comandada por Martín Lasarte e havia se sagrado campeão nacional em 2023, quando integrou o elenco do Liverpool-URU e participou de 31 jogos, fazendo três gols. /Com informações de AFP.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.