O futebol da Romênia vive polêmica nos últimos dias. O volante Edgar, que já vestiu a camisa do Barcelona, foi contratado pelo Dinamo Bucareste em fevereiro, mas levantou suspeita na imprensa do país de que quem estaria jogando pelo time seria seu irmão gêmeo, que se chama Edelino. O clube negou a alegação e disse se tratar de “um ataque calunioso”.
“Uma fake news que começou no Facebook e foi divulgada pela mídia romena e até pela imprensa internacional, com BBC, Marca e Record”, escreveu o clube em comunicado oficial divulgado no Instagram nesta segunda-feira. A nota afirma ainda que serão tomadas medidas legais em relação ao assunto. “O Dinamo Bucareste anuncia que iniciou ação para processar o autor desta informação falsa por danos graves à imagem do clube”, apontou o texto.
O comunicado também destacou os trâmites da negociação com o volante e detalhou os processos com entidades do futebol. “O Dínamo Bucareste transferiu Edgar Ié, um jogador comunitário, por meio de um empresário reconhecido a nível europeu. Estamos falando de transparência, de legalidade, em primeiro lugar. Edgar Ié recebeu um certificado de transferência internacional emitido pela federação turca, verificado pela Federação Romena de Futebol e pela Fifa. Foi registrado pela Liga Profissional de Futebol e recebeu um certificado de registro da Inspeção Geral de Imigração, prova clara de que o nosso clube tem registros da sua estadia na Romênia”, disse o clube.
Entenda o caso
A imprensa romena repercutiu o caso na semana passada. A informação era de que as suspeitas começaram por causa da comunicação com o atleta. Além da Espanha, Edgar já atuou em times da França, Holanda e Turquia, porém, segundo o jornal Marca, o volante só falava português no Dinamo Bucareste. O ex-presidente da equipe, Florin Prunea, disse que descobriu depois que o volante tinha um irmão gêmeo que também jogava futebol e começou a investigar.
“Parece surreal. Comecei a fazer ligações, conversar com amigos, e a notícia é verdadeira. Não posso acreditar. Ninguém negou”, afirmou Florin Prunea segundo o Marca. De acordo com o jornalista Emanuel Rosu, o Dinamo teria pedido para Edgar mostrar sua carteira de motorista para provar a identidade, mas o jogador teria se recusado.
Leia também
Edgar nasceu na Guiné-Bissau, mas foi ainda jovem para Portugal. Passou pelo Sporting e, depois, assinou com o Barcelona. A estreia na equipe principal do time catalão ocorreu em dezembro de 2014, sob o comando do técnico Luis Enrique. O jogador deixou o clube em 2015. Antes de assinar com o Dinamo Bucareste, o volante passou também por times como Lille, Nantes, Feyenoord e Basaksehir.
O irmão gêmeo Edelino também passou pelo Sporting e fez a maior parte da carreira em Portugal. O último clube registrado no currículo do atleta é o GZS Tłuchowia Tłuchowo, da Polônia. Antes, atuou pelo português GD Resende.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.