Vinícius Júnior pode encerrar nesta segunda-feira, 28, o jejum brasileiro na Bola de Ouro. O atacante do Real Madrid é um dos favoritos para a conquista da premiação da France Football ao melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024. Campeão espanhol e da Champions League – marcando um dos gols na decisão –, já é tido como o vencedor da premiação pela imprensa espanhola. A cerimônia acontece a partir das 16h (de Brasília), com transmissão da TNT e Max, e em tempo real no Estadão.
Desde 2007, com Kaká, o Brasil não chega ao lugar mais alto na premiação da France Football. À época, o meia atuava no Milan e venceu a concorrência de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Atualmente, a premiação não tem relação com a Fifa, mas é uma das mais valorizadas por atletas, técnicos e clubes.
Leia também
O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. Na ocasião, Vini anotou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do Real Madrid, e foi crucial para as conquistas da Champions League e do Campeonato Espanhol. Na reta final, superou Jude Bellingham no favoritismo, após o britânico ter um bom início de temporada, que se somou à ausência do atacante brasileiro por lesão.
O desempenho na Champions League, inclusive, é o que faz com que salte à frente de Rodri, do Manchester City – eliminado pelo Real Madrid nas quartas de final –, e Jude Bellingham, que passou em branco nas fases finais do torneio. A Uefa ainda escolheu o atacante merengue como o melhor jogador da última edição, com seis gols e cinco assistências na 15ª Champions League do Real Madrid. Em 2024, será o primeiro ano que a premiação é realizada em parceria com a Uefa.
Vini Jr. foi sondado pelo futebol da Arábia Saudita no início desta temporada, mas a possibilidade de conquistar a Bola de Ouro foi um dos motivos que o fizeram permanecer no Real Madrid, pelo menos até 2025, segundo apurou o Estadão. Desde que a premiação foi criada, todos os vencedores da Bola de Ouro masculina atuavam na Europa à época da cerimônia, exceto Lionel Messi, em 2023, que já estava no Inter Miami. Até 1994, aliás, apenas jogadores europeus poderiam concorrer.
Além destes nomes já citados, Kylian Mbappé, hoje no Real Madrid, mas que levou o Paris Saint-Germain à semifinal da Champions League, e Phil Foden, eleito melhor jogador da Premier League na última temporada, correm por fora na cerimônia deste ano. Ao todo, 30 atletas estão indicados ao prêmio no futebol masculino.
Oito premiações serão distribuídas ao longo da cerimônia em Paris:
- Bola de Ouro masculina
- Bola de Ouro feminina
- Treinador do ano
- Troféu Yashin, dado ao melhor goleiro da temporada 2023/2024
- Troféu Kopa, dado ao melhor jogador sub-21 da temporada 2023/2024
- Clube do ano, que considera todas as categorias e modalidades
- Troféu Gerd Müller, dado ao jogador com mais gols na temporada 2023/2024
- Prêmio Sócrates, dado como reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais
Em 2023, Vini Jr. foi premiado pelo instituto que leva seu nome, no Prêmio Sócrates. Foram valorizados os serviços prestados à sociedade pelo projeto voltado à educação de jovens por meio do esporte e fundado em 2020 pelo atacante.
Bola de Ouro 2024: onde assistir e horário da cerimônia
- Data: 28 de outubro (segunda-feira);
- Horário: 16h (de Brasília);
- Onde assistir: TNT e Max. O Estadão acompanha em tempo real.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.