Brasileirão de 1987 é do Sport? Título completa 35 anos e ainda gera polêmica; entenda

Torcedores de time pernambucano e do Flamengo discutem até hoje sobre quem foi o verdadeiro campeão; CBF e STJD apontam equipe do Recife como dona da conquista

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo Sampaio
Atualização:

No dia 7 de fevereiro de 1988, há 35 anos, o Sport vencia o Guarani por 1 a 0, na Ilha do Retiro, e conquistava o título do Campeonato Brasileiro de 1987, uma das edições mais polêmicas da competição em sua história. Apesar de definições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), torcedores do Flamengo e do time pernambucano discutem, até os dias de hoje, sobre a quem pertenceria o troféu — a taça está no museu do rubro-negro de Recife.

“Hoje é aniversário do nosso título brasileiro de 1987. Um rugido destemido, de força e resistência, que fez do Sport campeão! O dia que o Brasil foi do Leão!”, escreveu o Sport em suas redes sociais. “87 é do Sport.” A edição do Brasileirão daquele ano previa, em seu regulamento, o enfrentamento dos clubes finalistas dos Módulos Verde e Amarelo por meio de um quadrangular final.

Sport é considerado o único campeão brasileiro de 1987 tanto pela CBF quanto pelo STJD.  Foto: Reprodução/Twitter Sport

PUBLICIDADE

No Verde, também denominado como “Copa União”, foi divulgado ao longo do ano como o verdadeiro “Campeonato Brasileiro de 1987″ pelos torcedores e clubes participantes, em sua maioria membros do “Clube dos 13″. Internacional e Flamengo chegaram à decisão, com a vitória do rubro-negro, mas se recusaram a entrar em campo para o quadrangular final, sob pretexto de que o campeonato nacional já havia sido decidido entre os rivais mais fortes do País (o Flamengo venceu o Internacional por 1 a 0 no Maracanã na final do Módulo Verde).

No Amarelo, Guarani e Sport seguiram o regulamento estabelecido pela CBF ao início da competição e se enfrentaram no quadrangular final após entrar em acordo em relação à divisão da conquista — os times empataram por 11 a 11 nos pênaltis na decisão do Módulo. Quatro jogos do quadrangular não foram disputados e Sport e Guarani voltaram a campo em 7 de fevereiro de 1988 para decidir o título. Marco Antônio, zagueiro do Sport, marcou o único gol do jogo. A CBF, depois, proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987. A Justiça ratificou o título em 1994. Posteriormente, em 2011, por meio de uma resolução, a CBF declarou os dois times vencedores: Sport e Flamengo.

Publicidade

Desde então, a briga pelo título se arrasta, na esfera jurídica e em discussões entre torcedores. No âmbito da lei, o Sport foi declarado como o campeão legítimo da edição. Em 2017, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou recurso apresentado pelo Flamengo contra decisão da Justiça que declarou o Sport como único campeão do Campeonato Brasileiro de 1987.

Em abril do mesmo ano, o colegiado já havia mantido a decisão do relator, ministro Marco Aurélio Mello, julgando inviável um recurso do Flamengo, considerando que a decisão que reconheceu o Sport como único campeão do campeonato de 1987 já havia transitado em julgado e não poderia ser alterada.

“O que se pretende claramente aqui, com o agravo regimental e os embargos de declaração, é a rediscussão do mérito. Todas essas questões foram muito debatidas”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes à época.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.