Brasileirão 2024: campeão, Libertadores, Sul-Americana e rebaixados; veja como ficou a tabela

Rodada final do torneio fez a alegria de milhões de torcedores e mergulhou outros no pesadelo da Série B

PUBLICIDADE

Foto do author Marcos Antomil
Atualização:

O Campeonato Brasileiro de 2024 chegou ao fim neste domingo e definiu o rumo dos 20 clubes participantes. Apenas os torcedores de um time puderam comemorar o título, mas muitos respiraram aliviados pela permanência na elite do futebol nacional e com a conquista de vagas para os torneios continentais.

Quem foi o campeão brasileiro de 2024?

O título nacional ficou com o Botafogo. O time de General Severiano disputou até a última rodada com o Palmeiras e conseguiu superar o então bicampeão nacional. É o terceiro título brasileiro do clube alvinegro (1968, 1995 e 2024).

Botafogo venceu o São Paulo e confirmou o título nacional neste domingo. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Quem vai disputar a Libertadores de 2025?

O Brasil tem direito a oito vagas no torneio continental da próxima temporada. Estão classificados para a fase de grupos: Botafogo (campeão vigente nacional e continental), Palmeiras, Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Internacional, Fortaleza e São Paulo. Duas equipes vão disputar a fase prévia da Libertadores: Corinthians e Bahia.

Quem está classificado para a Sul-Americana 2025?

Seis vagas para a próxima edição da Copa Sul-Americana foram distribuídas pelo Brasileirão. Cruzeiro, Vitória, Vasco, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense.

Publicidade

Quem foi rebaixado para a Série B de 2025?

PUBLICIDADE

A briga contra o descenso durou até a última rodada e envolveu milhões de torcedores. Na última rodada, Red Bull Bragantino, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG entraram com riscos de fazer companhia aos já rebaixados Cuiabá, Atlético Goianiense e Criciúma. A rodada determinou a queda do Athletico-PR.

No lugar dessas quatro equipes, entram na elite da próxima temporada outros quatro times provenientes da Série B: Santos, Mirassol, Sport e Ceará.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.