Brasileirão, Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil, Mundial de Clubes, Libertadores, entre outros. Com tantas competições no radar dos clubes brasileiros em 2023, é possível que o torcedor fique confuso sobre onde assistir e acompanhar todos os campeonatos. Desde a aprovação da Lei 14.205/21, conhecida como “Lei do Mandante”, os clubes passaram a ter maior liberdade para controlar as transmissões de seus jogos.
Além disso, a chegada dos serviços de streaming para a realidade do futebol brasileiro aumentou as formas de os torcedores acompanharem os jogos de seus times. Neste ano, o Estadão faz um guia de onde assistir os principais campeonatos do futebol brasileiro na temporada, do Paulistão até o Brasileirão.
Onde assistir ao Campeonato Paulista?
Desde que a Globo deixou de controlar as transmissões do Campeonato Paulista, a competição passou a ter diversos concorrentes em seus jogos. Na primeira fase, as 96 partidas serão transmitidas na TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view. Além disso, diversos jogos serão exclusivos para cada plataforma.
No YouTube, ao vivo e de graça, serão transmitidas 12 partidas, no canal oficial do Paulistão. Na primeira rodada, Santos x Mirassol foi o jogo de estreia da plataforma neste. Além deste, os seguintes jogos terão transmissão pela internet:
- 19/01 - Ferroviária x São Paulo
- 21/01 - Inter de Limeira x Corinthians
- 25/01 - Ituano x Palmeiras
- 29/01 - São Paulo x Corinthians
- 04/02 - Palmeiras x Santos
- 09/02 - Palmeiras x Inter de Limeira
- 12/02 - Água Santa x Palmeiras
- 16/02 - Santo André x Santos
- 18/02 - São Bento x São Paulo
- 25/02 - São Paulo x São Bernardo
- 05/03 - Corinthians x Santo André
Na TV aberta, a transmissão ficará a cargo da Record, que transmitiu RB Bragantino x Corinthians; na TV fechada, a TNT Sports adquiriu os direitos de 28 jogos do Paulistão, dois por rodada; o Premiere, pay-per-view do Grupo Globo, segue com a maioria das partidas. Além disso, o Paulistão Play e o HBO Max, serviços de streaming, também transmitirão alguns jogos neste ano.
Onde assistir à Copa do Brasil?
Em 2022, o Grupo Globo renovou o contrato com a CBF para a transmissão da Copa do Brasil entre 2023 e 2026. Dessa forma, a TV Globo (TV aberta) e o SporTV (TV fechada). No último ano, o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, também transmitiu alguns jogos. A parceria ainda não foi confirmada para 2023.
Onde assistir à Supercopa do Brasil?
A final entre Palmeiras (campeão brasileiro) e Flamengo (campeão da Copa do Brasil) será realizada no próximo dia 28. Assim como nos últimos anos, a competição terá transmissão da TV Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada).
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Flamengo vai em busca do bicampeonato mundial em fevereiro, competição que será disputada no Marrocos. Nesse ano, além da transmissão da TV Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada), a novidade é a Cazé TV, canal de Casimiro Miguel, apresentador e jornalista, no YouTube e na Twitch. Antes de uma possível final com o Real Madrid, o Flamengo enfrentará o vencedor de Wydad Casablanca e Al Hilal na semifinal.
Onde assistir à Libertadores?
Competição de desejo dos times brasileiros, a transmissão da Libertadores volta ao Grupo Globo, após três temporadas com o SBT. Neste ano, a TV Globo, na TV aberta, e a ESPN, na TV fechada, transmitirão as partidas. Além disso, o Star+ e o Paramount+, serviços de streaming, são outras opções para os torcedores acompanharem os jogos. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Athetico-PR são os representantes brasileiros em 2023.
Onde assistir à Copa Sul-Americana?
A segunda competição continental mais importante da América do Sul, a Copa Sul-Americana terá seus jogos transmitidos pelo SBT (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Star+ e Paramount+ (streaming). América-MG, Botafogo, Goiás, RB Bragantino, Santos e São Paulo são os representantes brasileiros neste ano.
Onde assistir ao Campeonato Brasileiro/Brasileirão?
Na principal competição do futebol brasileiro, que começa em maio, não há novidades quanto à transmissão. TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view) transmitem a maioria das partidas. Na última temporada, o Athletico-PR acertou com a Live Mode para a transmissão de seus jogos como mandante no canal do Casimiro, na Twitch. Ainda não há definição sobre essa questão neste ano.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.