Os 36 gols marcados em 35 partidas e o seu protagonismo na campanha do tricampeonato inglês renderam ao norueguês Erling Haaland, do Manchester City, o título de melhor jogador da competição e também de melhor atleta jovem do torneio na Inglaterra. A eleição, cujo resultado foi divulgado neste sábado, dia 27, contou com votos do público, dos 20 capitães das equipes que disputam a primeira divisão e ainda por um grupo formado de especialistas em futebol.
Nesta lista, o centroavante de 22 anos superou nomes como o companheiro de equipe Kevin de Bruyne, do City, e outros pesos pesados como Harry Kane, Martin Odegaard, Marcus Rashford, Bukayo Saka e Kieran Trippier.
“Estou honrado por ter me tornado o primeiro jogador a ganhar os dois prêmios na mesma temporada. Obrigado a todos que votaram em mim. Estou realmente muito feliz por viver este momento”, disse Haaland ao site Sky Blues.
O bom momento do jogador coincide com o fim de temporada bastante promissora do City. Campeão antecipado do Campeonato Inglês, a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola está também na final da Liga dos Campeões e na decisão da Copa da Inglaterra, podendo festejar a sonhada tríplice coroa.
“Foi uma primeira temporada incrível na Inglaterra e levantar o troféu no fim de semana passada do Campeonato Inglês, diante dos nossos torcedores, no Etihad Stadium, foi um momento muito especial para mim. Esses prêmios não teriam sido possíveis sem meus incríveis colegas, o treinador e todos os funcionários do clube que me ajudam. Temos ainda mais duas finais pela frente e queremos terminar a temporada ainda mais fortes”, afirmou o jogador.
Reportagem de 2021 no Estadão.
No mercado internacional do futebol, ninguém é mais cobiçado do que o centroavante do Borussia Dortmund Erling Braut Haaland, de apenas 20 anos. Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Manchester City, Liverpool e Juventus, todos mostram interesse em contratá-lo. E não é por menos. Na temporada, o garoto norueguês tem a impressionante marca de 27 em 26 jogos. Haaland é filho do ex-volante Alf Inge Haaland, que disputou a Copa de 1994 pela Noruega e atuou na Inglaterra por dez anos. Haaland nasceu em Leeds e com três anos se mudou para Bryne, na Noruega, com a família. Com 17 anos, foi jogar no Molde e, em 2018, desembarcou no Red Bull Salzburg, da Áustria. Haaland, então, foi contratado pelo Borussia Dortmund em dezembro de 2019 e assinou por quatro temporadas por 22 milhões de euros (R$ 145 milhões). Veja a reportagem completa feita em 2021, antes, portanto, de ele ser comprado pelo Manchester City.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.