A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta sexta-feira, a casa de apostas Betano como patrocinadora do Campeonato Brasileiro. A divulgação foi feita durante um evento, no Rio. O contrato firmado entre a entidade e o novo parceiro exclusivo vale pelos próximos três anos.
O acordo dá à Betano os naming rights da competição nacional. Presente à cerimônia, Tomasz Majewski, head de patrocínio da Betano falou sobre a parceria e comemorou o desfecho da negociação. “Nos últimos anos, a Série A brasileira atingiu um nível totalmente novo. Não é por acaso que nos últimos cinco anos uma equipe brasileira sempre conquista o título da Libertadores. Esta nossa parceria estabelece ainda mais o compromisso de apoiar a comunidade esportiva no Brasil”, afirmou.
Os valores do contrato não foram divulgados. O Assaí, antigo patrocinador, pagava cerca de R$ 50 milhões por ano à CBF. As estimativas de mercado sobre o novo vínculo giram em torno de até R$ 80 milhões por temporada.
A Betano já detém os naming rights da Série B do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil, competições organizadas pela CBF. A empresa também patrocinava o Fluminense, mas agora segue apenas com o Atlético-MG entre os clubes participantes da elite nacional.
O Campeonato Brasileiro começa neste sábado. Em 2023, a competição atingiu a maior média de público de toda a história do torneio: 26.519 torcedores por partida, superando o recorde de 1983 que era de 22.593 pessoas por jogo.
Também na última temporada, a entidade teve problemas em um contrato firmado com a Galera.bet, empresa do setor de apostas esportivas. Segundo apuração do Estadão, a CBF não aprovou a postura da casa de apostas, que foi à Justiça alegando quebra do contrato de exclusividade.
Crescem as casas de apostas no futebol brasileiro
Não apenas a Betano patrocina campeonatos e times no futebol brasileiro. Além dela, mais 11 empresas de apostas esportivas detém o patrocínio máster de clubes da Série A. São os casos do Flamengo (Pixbet), Fluminense (Superbet), São Paulo (Superbet), Athletico-PR (Esportes da Sorte), Botafogo (Parimatch), Corinthians (VaideBet), Fortaleza (Novibet), Bahia (Esportes da Sorte), Cruzeiro (Betfair), Vitória (Betsat), Atlético-GO (Blaze), Criciúma (EstrelaBet) e Juventude (Stake) No início do ano, a Esportes da Sorte demonstrou interesse em ser a nova patrocinadora do time masculino do Palmeiras. A empresa já patrocina a equipe feminina.
Leia também
Os Estaduais também contam com patrocínios de casas de apostas. No Campeonato Paulista deste ano, foram cinco as casas envolvidas. Betano, Esportes da Sorte, Novibet, Pixbet e Sportingbet patrocinaram o torneio.
“Entendemos que atrelar nossa marca aos clubes ou entidades não é apenas uma forma de exposição extremamente positiva, mas também de levar aos fãs um pouco de conhecimento e do que é o mercado de apostas. Digo isto porque temos como objetivo promover interação, desde os nossos posts e vídeos em redes sociais até em ativações junto a esses times patrocinados”, destaca o CEO do Esportes da Sorte, Darwin Filho. “Queremos estabelecer uma parceria que crie conexões com essas torcidas, e por isso também escolhemos agremiações de diferentes estados e regiões do país”.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.