A CBF revelou na noite desta quarta-feira, dia 6, a tabela básica da Série B do Campeonato Brasileiro 2024 com a data-base de todas as 38 rodadas da competição. A rodada de abertura está prevista para os dias 19, 20 e 21 de abril. Na tabela divulgada, é possível ver a ordem dos confrontos por rodada e as possíveis datas. Somente nos próximos dias que essas rodadas serão desmembradas com informações atualizadas de data, horário e transmissão.
Depois de flertar com o rebaixamento durante dois anos, a queda do Santos para a Série B do Brasileiro se concretizou pela primeira vez na história depois da derrota em casa por 2 a 1 para o Fortaleza. O time, que não vai disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, vai fazer a estreia na primeira rodada da segunda divisão recebendo a equipe do Paysandu, que subiu da Série C. No início do ano, o Santos anunciou uma parceria com a Globo para transmitir 19 jogos do time na Série B.
Outro time para ficar de olho na Segundona é o Novorizontino. Enquanto o Santos estava próximo do rebaixamento, o clube se destacou na edição inferior e quase subiu para a Série A. Foi na última rodada que o time de Novo Horizonte ficou fora do G-4 devido a uma combinação de resultados. Além destas duas equipes, o Estado de São Paulo tem outros cinco clubes na Série B. São eles: Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta.
Confira os cinco primeiros jogos do Santos na Série B de 2024
- Santos x Paysandu
- Avaí x Santos
- Santos x Guarani
- Amazonas x Santos
- Ponte Preta x Santos
Leia também
Os outros que clubes foram rebaixados da Série A são Coritiba, Goiás e América-MG ,que visitam, respectivamente, Ponte Preta, Ceará e Botafogo-SP na 1ª rodada da Segundona. Já os clubes que subiram da Série C, além do Paysandu, são Amazonas, Operário e Brusque. As equipes vão estrear em casa contra Sport, Avaí e Mirassol, respectivamente. Confira a tabela básica ca competição nacional:
1ª rodada - 19, 20 e 21 de abril
- Vila Nova x Guarani
- Ponte Preta x Coritiba
- Botafogo-SP x América-MG
- Novorizontino x CRB
- Santos x Paysandu
- Chapecoense x Ituano
- Brusque x Mirassol
- Operário x Avaí
- Amazonas x Sport
- Ceará x Goiás
2ª rodada - 26, 27 ou 28 de abril
- Goiás x Ponte Preta
- Guarani x Chapecoense
- Mirassol x Ceará
- Ituano x Operário
- América-MG x Novorizontino
- Avaí x Santos
- CRB x Amazonas
- Coritiba x Brusque
- Paysandu x Botafogo-SP
- Sport x Vila Nova
3ª rodada - 3, 4 ou 5 de maio
- Vila Nova x Operário
- Ponte Preta x Amazonas
- Botafogo x Mirassol
- Ituano x Novorizontino
- Santos x Guarani
- Chapecoense x América-MG
- Brusque x Goiás
- Coritiba x Sport
- Paysandu x Avaí
- Ceará x CRB
4ª rodada - 10, 11 ou 12 de maio
- Goiás x Ituano
- Guarani x Botafogo
- Mirassol x Paysandu
- Novorizontino x Ceará
- América-MG x VIla Nova
- Avaí x Coritiba
- CRB x Chapecoense
- Operário x Ponte Preta
- Amazonas x Santos
- Sport x Brusque
5ª rodada - 14 ou 15 de maio
- Vila Nova x Novorizontino
- Ponte Preta x Santos
- Botafogo-SP x Chapecoense
- Ituano x Sport
- América-MG x Mirassol
- Avaí x CRB
- Brusque x Operário
- Coritiba x Guarani
- Paysandu x Goiás
- Ceará x Amazonas
Vale lembrar que o regulamento da Série B é igual ao da primeira divisão, no sistema de pontos corridos, com duelos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados voltam para a elite em 2025. Os quatro últimos descem para a Série C. O Santos vai mandar seus jogos na Vila Belmiro, mas estuda a possibilidade de atuar também na capital paulista. MorumBis e Neo Quimica Arena são opções, assim como o Pacaembu, quando ele for entregue.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.