PUBLICIDADE

Ceni reencontra São Paulo no MorumBis com torcida pela 1ª vez e busca quebrar tabu

Treinador enfrentará o São Paulo pela primeira vez com presença de torcedores no estádio onde fez história com o tricolor

PUBLICIDADE

Foto do author Vinícius Harfush

Pela primeira vez, Rogério Ceni voltará ao MorumBis como adversário diante da torcida do São Paulo. Sete anos depois de iniciar a carreira como treinador, o ex-goleiro e ídolo do time paulista visita o estádio neste domingo, 30, como treinador do Bahia, para o duelo das equipes válido pela 13ª rodada do Brasileirão. O dono da casa ocupa o sétimo lugar, com 18 pontos, enquanto os visitantes estão na segunda colocação, empatados com o líder Flamengo, com 24 pontos.

PUBLICIDADE

O confronto das equipes impõe ao técnico do Bahia uma série de tabus que podem ser quebrados no estádio onde fez história com a camisa do São Paulo. Vale destacar que, em 2019, Ceni já enfrentou seu ex-clube como treinador adversário, na época no Fortaleza, mas a partida foi disputada no Pacaembu. O jogo terminou com vitória paulista por 2 a 1.

Assim como o duelo marca a estreia de Ceni como rival sob os olhares dos são-paulinos no estádio, o técnico também busca sua primeira vitória contra o São Paulo desde que começou a carreira de treinador.

Rogério Ceni, técnico do Bahia, em coletiva na Casa de Apostas Arena Fonte Nova após vitória sobre o Vasco por 2x1 Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Após a primeira passagem pelo seu ex-clube, em 2017, Ceni enfrentou o São Paulo em nove oportunidades. Foram sete derrotas, sendo três no comando do Fortaleza, três pelo Flamengo e uma pelo Bahia, além de dois empates, ambos pela equipe cearense. Além disso, os times do ex-goleiro balançaram as redes oito vezes e tomaram 17 gols.

O período ainda inclui duas eliminações na Copa do Brasil, com o Fortaleza com o clube rubro-negro, ambas na edição de 2020. O último encontro aconteceu em novembro de 2023, na Arena Fonte Nova, e terminou com vitória do São Paulo por 1 a 0, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a única vitória do time do Morumbi fora de casa na competição.

Em 2021, o ex-goleiro conquistou dentro do MorumBis seu maior título como técnico até hoje, o Brasileirão de 2020 (atrasado por causa da pandemia) no comando do Flamengo. Mesmo assim, com as arquibancadas vazias, não conseguiu vencer o São Paulo. Perdeu por 2 a 1 e se sagrou campeão pelo tropeço do Internacional no Beira-Rio.

Veja os jogos de Rogério Ceni contra o São Paulo

  • Fortaleza 0 x 1 São Paulo - Brasileirão - 12/05/2019
  • São Paulo 2 x 1 Fortaleza - Brasileirão - 05/10/2019
  • São Paulo 1 x 0 Fortaleza - Brasileirão - 13/08/2020
  • Fortaleza 3 x 3 São Paulo - Copa do Brasil - 14/10/2020
  • São Paulo 2 x 2 Fortaleza - Copa do Brasil - 25/10/2020
  • Flamengo 1 x 2 São Paulo - Copa do Brasil - 11/11/2020
  • São Paulo 3 x 0 Flamengo - Copa do Brasil - 18/11/2020
  • São Paulo 2 x 1 Flamengo - Brasileirão - 25/02/2021
  • Bahia 0 X 1 São Paulo - Brasileirão - 29/11/2023

Publicidade

Agora, Ceni tem a chance de colocar abaixo a marca negativa e dar sequência à boa fase que vive como treinador do Bahia. Até aqui, o time de Salvador vive sua melhor largada na era dos pontos corridos na elite do Brasileirão. Nunca o Bahia conquistou tantos pontos em 12 rodadas disputadas da competição. Além disso, são 20 gols marcados e 13 sofridos, o que dá ao time o status, nesse recorte, de melhor ataque e terceira melhor defesa em sua história no Brasileirão.

O bom momento do Bahia de Rogério Ceni acirra ainda mais a disputa da partida deste domingo. O treinador foi lembrado pelo atual técnico são-paulino, Luis Zubeldía, na coletiva de imprensa após o triunfo diante do Criciúma, na quinta-feira.

Zubeldía ressaltou a importância do ex-goleiro para a história do clube e o classificou como “lenda viva”. “Basta andar pelos corredores do São Paulo para se dar conta de quem é o Rogério. Se você não sabe quem é o Rogério Ceni, você não sabe o que é o São Paulo. Ele é parte da rica história do São Paulo. Um goleiro que tinha a particularidade de bater muito bem na bola”, destacou.

Histórico positivo

Na história do confronto, São Paulo e Bahia têm duelos equilibrados. No geral, são 49 jogos, com 18 vitórias são-paulinas e 16 para o lado do conjunto baiano, além de 15 empates. Mas, no MorumBis, a vantagem do mandante cresce, com 11 vitórias em 22 jogos e apenas quatro derrotas. No recorte dos últimos cinco jogos entre as equipes no estádio, são três empates e um triunfo para cada lado.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A última vez que o São Paulo perdeu para o Bahia em casa foi em 2019, quando o jogo terminou 1 a 0 para os visitantes pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Histórico de confrontos São Paulo x Bahia

  • Total de jogos: 49
  • Vitórias do São Paulo: 18
  • Vitórias do Bahia: 16
  • Empates: 15
  • Gols do São Paulo: 56
  • Gols do Bahia: 49
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.