Como fica a situação do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Mesmo com a derrota para a Argentina, seleção ainda tem boa folga na disputa pela vaga

PUBLICIDADE

Por Lucas Borges

A seleção brasileira sofreu uma avassaladora goleada por 4 a 1 para a Argentina, nesta terça-feira, em Buenos Aires. Ainda assim, futebol ruim à parte, a equipe verde-amarela segue com situação confortável na tabela das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Ao final da 14ª rodada, o Brasil aparece na quarta colocação, com 21 pontos, seis pontos acima da sétima colocada Venezuela, que hoje disputaria a repescagem mundial das eliminatórias. Os seis primeiros times das Eliminatórias Sul-Americanas se classificam diretamente à Copa do Mundo e o sétimo vai à repescagem. Restam quatro rodadas a serem disputadas pela competição.

Apesar da dura derrota para a Argentina, Brasil ainda tem situação favorável na briga pela vaga à Copa do Mundo. Foto: Juan Mabromata/AFP

À parte a Argentina, líder e já classificada ao próximo Mundial, com 31 pontos, as demais seleções na frente do Brasil não estão distantes: o Uruguai tem os mesmos 21 pontos da equipe brasileira e o Equador, 23 pontos. O Paraguai, em quinto lugar, também aparece com 21 pontos e a Colômbia, em sexto, com 20.

PUBLICIDADE

O Brasil ainda tem pela frente na competição o Equador, fora de casa, no dia 4 de junho; o Paraguai, em casa, em 9 de junho; o Chile, dentro de casa, em 9 de setembro; e fechando a participação nas Eliminatórias, a Bolívia, em 14 de setembro, fora de casa.

O desempenho recente da seleção pentacampeã mundial não permite acreditar nisso, mas com duas derrotas na próxima Data Fifa (contra Equador e Paraguai) ou até mesmo quatro pontos, a depender dos resultados da Venezuela, o Brasil pode conquistar um lugar na Copa de 2026 ainda em junho deste ano.