PUBLICIDADE

Como fica o Mundial de Clubes de 2024 após o título do Real Madrid na Champions?

Agora oficialmente chamado de Copa Intercontinental da Fifa, torneio reúne os campeões de cada continente no fim da temporada

PUBLICIDADE

Foto do author Bruno Accorsi
Atualização:

Com o título da Champions League conquistado pelo Real Madrid neste sábado, o Mundial de Clubes de 2024, agora oficialmente chamado de Copa Intercontinental da Fifa, já está com quase todos os participantes confirmados. Resta apenas saber qual será o representante da América do Sul, que sairá da atual disputa da Copa Libertadores. Pela América do Norte, a definição que ocorreu neste sábado, quando o Pachuca venceu o Columbus Crew por 3 a 0, pela final da Copa dos Campeões da Concacaf.

Não foi apenas o nome do torneio que mudou. Agora, o formato também será outro, no qual o campeão europeu entra direto na final. Tal mudança ocorreu em razão da criação do Super Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição disputada em 2025, em um formato parecido ao da Copa do Mundo de seleções, e será realizado de quatro em quatro anos. Já a Copa Intercontinental será realizada anualmente, ocupando o espaço do calendário que pertencia ao antigo Mundial.

Real Madrid e Borussia Dortmund se encontraram na final da Champions League, neste domingo. Foto: Glyn Kirk/AFP

A tendência é que os futuros vencedores do Intercontinental também sejam considerados campeões mundiais. Já o novo Mundial deve ser apontado como um título ainda mais importante. Além disso, os campeões continentais em 2024 já têm compromisso marcado no Intercontinental em dezembro e também no Mundial de junho de 2025.

Veja quais são os classificados

  • África: Al-Ahly (Egito)
  • América do Norte: Pachuca (México)
  • América do Sul: Campeão da Libertadores 2024
  • Ásia: Al-Ain (Emirados Árabes Unidos)
  • Europa: Real Madrid (Espanha)
  • Oceania: Auckland City (Nova Zelândia)

Entenda o formato da Copa Interconinental

PUBLICIDADE

A Copa Intercontinental 2024 não contará com a participação do campeão do país-sede, como de praxe desde 2007. Dessa forma, apenas os seis campeões continentais estão garantidos no torneio. A grande mudança diz respeito à alteração do formato.

Agora, o campeão da Libertadores enfrentará na primeira fase do Intercontinental o vencedor da Concachampions (América do Norte, Central e Caribe), em jogo único. O local do jogo será definido por sorteio. Será na casa do campeão sul-americano ou do americano. A partir do primeiro sorteio, haverá um revezamento, sendo a partida disputada cada ano em um hemisfério.

Na outra chave, o campeão da Oceania medirá forças com o time da África ou da Ásia. Novamente, será feito um sorteio, com um revezamento anual, nos mesmos moldes da outra chave. Em um ano, um clube asiático pega a equipe da Oceania. No outro, será a vez do conjunto africano faz isso. O vencedor desse duelo prévio encara o campeão da África ou da Ásia para determinar o segundo semifinalista.

Publicidade

A partir daí, os semifinalistas vão se enfrentar em campo neutro, ainda não escolhido, no dia 14 de dezembro de 2024. Quem ganhar vai encarar o campeão europeu na grande final também em campo neutro, no dia 18.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.