Como Memphis Depay pode se encaixar no time de Ramón Díaz no Corinthians

Atacante chega com contrato até 2026 e poderá disputar Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro nesta primeira temporada; ao longo da carreira, atuou como ponta-esquerda e centroavante

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves
Atualização:

Memphis Depay foi anunciado oficialmente como novo jogador do Corinthians nesta segunda-feira, 9, após negociações lideradas por Fabinho Soldado, executivo de futebol do clube. O reforço holandês, que teve passagens por Espanha, Inglaterra e França ao longo de sua carreira, chega como a contratação midiática bancada pela Esportes da Sorte, patrocinadora máster do time, mas também deve ser útil no esquema tático de Ramon Díaz na reta final desta temporada.

Ele teve sua situação regularizada nesta terça-feira e pode estrear já no sábado, contra o Botafogo, pelo Brasileirão. O atacante de 30 anos, no entanto, não foi inscrito na Copa do Brasil – o prazo para que isso ocorresse se encerrou nesta segunda-feira e o jogador não constava no Boletim Informativo Diário da CBF (BID). Mesmo que o Corinthians avance diante do Juventude nesta quarta-feira, o jogador já não poderá se juntar ao elenco que disputará a semifinal e uma eventual decisão da competição nacional. Ele assinou contrato até dezembro de 2026.

Mesmo assim, ele ainda pode ser utilizado na Copa Sul-Americana – o time está nas quartas de final e encara o Fortaleza – e na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Desde que chegou, Díaz não definiu um time titular para o ataque. Com a chegada de novos reforços para a posição – Hector Hernández e Talles Magno –, o treinador tem testado vários jogadores para o setor.

Memphis Depay disputará Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em sua primeira temporada pelo Corinthians. Foto: Divulgação/ Corinthians

PUBLICIDADE

Desde a partida contra o Bahia, o esquema que tem se mantido no Corinthians é o 3-4-2-1, com um centroavante de referência e com Talles Magno caindo pela esquerda. Foi nesses moldes que o time venceu o Flamengo, na última partida antes da parada para a data Fifa e é possível imaginar que o treinador mantenha o esquema tático da equipe, apenas realizando o encaixe do holandês.

Ao longo de sua carreira, Memphis atuou principalmente como um ponta-esquerda e centroavante. No Atlético de Madrid, último clube que defendeu, passou maior parte como um reserva – também sofreu com constantes lesões musculares, que encurtaram sua passagem. Quando entrou, seja como titular ou no decorrer da partida, jogou como um segundo atacante, pelo lado esquerdo do campo.

Publicidade

Essa é a principal característica do atacante. Mesmo que tenha experiência como referência no ataque – foi utilizado dessa forma pela seleção holandesa na Eurocopa –, Memphis é um jogador que se encaixa melhor como uma segunda opção no setor, já que tem características mais versáteis, além de goleador. Pelo Lyon, onde viveu o melhor momento da carreira, chegou a somar 20 gols e 12 assistências na temporada 2020/2021 do Campeonato Francês.

Se Díaz optar por manter o 3-4-2-1, Memphis pode atuar tanto como referência no ataque, quanto pelo lado esquerdo. A segunda opção é menos provável, já que forçaria o treinador argentino a adaptar Talles Magno pelo lado direito do campo ou até como centroavante.

Caso o técnico tente outras formações para o Corinthians, há mais possibilidades de encaixe para Memphis. Em um eventual 4-4-2, como jogava no Atlético de Madrid, ele pode atuar como um segundo atacante pelo lado esquerdo, mais recuado, ao lado de Talles Magno ou de Yuri Alberto, por exemplo.

Há de se considerar também a chegada do meia peruano Andre Carrillo. O jogador atua pela direita e já consta no BID da CBF. Para encaixá-lo no time titular, o 4-2-3-1 pode ser utilizado, com Rodrigo Garro centralizado no meio-campo e Talles Magno pela esquerda, além de Carrillo na direita. Nesse formato, Memphis atuaria em esquema semelhante daquele da seleção holandesa.

“Acho que o Brasil tem um campeonato de nível técnico forte, mas não conheço muito a respeito. Fica muito longe. Isso mostra que ele ainda é parte da seleção holandesa. Memphis está com dificuldade para voltar. Por isso, Memphis se manter em forma e ter ritmo de jogo é o mais importante”, afirmou Ronald Koeman, treinador da Holanda.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.