Nesta semana, na terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, algumas seleções vão garantir vaga para a sequência da competição. Outras darão adeus ao torneio e ao sonho do título. O Estadão explica as contas que os países fazem em busca da classificação.
Vale lembrar que os jogos dos grupos acontecem agora no mesmo horário. Isso ocorre para que os rivais diretos por vaga não se beneficiem do resultados dos seus adversários. Nesta etapa da Copa, não há mais os jogos das 7h e das 10h.
GRUPO A
Com ambos os jogos do grupo finalizados, a situação do Grupo A está definida. A Holanda bateu o Catar por 2 a 0 e garantiu a primeira posição com 7 pontos e um saldo de 4 gols positivos e com isso avançou às oitavas de final da Copa do Mundo. Senegal, que superou o Equador por 2 a 1, passou na segunda colocação do grupo, com 6 pontos conquistados e um saldo positivo de 1 gol.
GRUPO B
No Grupo B, a Inglaterra garantiu a classificação na liderança ao vencer País de Gales por 3 a 0. Os campeões do mundo de 1966 enfrentarão Senegal nas oitavas de final. Os Estados Unidos ficaram com a outra vaga da chave ao bater o Irã por 1 a 0 e agora medirão forças com a Holanda. Iranianos e galeses se despedem da competição.
GRUPO C
A Argentina ganhou da Polônia nesta quarta-feira por 2 a 0 e conseguiu a classificação na liderança do Grupo C. Apesar da derrota, o time de Robert Lewandowski ficou o segundo lugar, graças ao critério de saldo de gols. O México concluiu a etapa na terceira posição, deixando a Arábia Saudita na lanterna da Chave.
GRUPO D
A quarta-feira, 30, definiu a jornada das quatro seleções do Grupo D. A França carimbou sua passagem para as oitavas de final na primeira posição da chave, com 6 pontos conquistados e um saldo de três gols positivos. Nem mesmo a surpreendente derrota para a Tunisía na última partida do grupo por 1 a 0 tirou a liderança dos atuais campeões do mundo.
Na segunda posição, a Austrália se classificou com 6 pontos e um saldo negativo de um gol. A equipe australiana bateu a Dinamarca por 1 a 0 na rodada derradeira e carimbou passagem para as oitavas de final.
GRUPO E
A surpresa tomou conta do Grupo E. O Japão venceu a Espanha na rodada final por 2 a 1, avançou para as oitavas de final na primeira colocação e pega a Croácia. Os espanhóis também se classificam e medirão forças com o Marrocos. A Alemanha se despediu de forma melancólica após bater a Costa Rica por 4 a 2, placar insuficiente para derrubar a Espanha. Os costa-riquenhos terminam na lanterna do Grupo com uma vitória.
GRUPO F
No Grupo F, contrariando muitas expectativas, Marrocos conseguiu a classificação com a melhor campanha da chave, garantida após a vitória por 2 a 1 sobre o Canadá. A seleção africana somou 7 pontos e um saldo positivo de 3 gols. Na segunda posição, a Croácia, atual vice-campeã mundial, se classificou com 5 pontos e 3 gols positivos no saldo. A equipe de Luka Modric garantiu o empate após empatar sem gols com a Bélgica na última rodada.
GRUPO G
O Grupo G teve Brasil e Suíça como seus classificados para as oitavas de final. A seleção brasileira se classificou na primeira posição após somar 6 pontos e um saldo de gols de 2 gols positivos. A Suíça veio logo atrás com os mesmos 6 pontos, mas com um saldo de apenas um gol positivo.
GRUPO H
Portugal já havia garantido passagem para as oitavas de final de forma antecipada após vencer as duas primeiras partidas da fase de grupos. A Coreia do Sul conquistou a segunda vaga após bater justamente a seleção portuguesa na última rodada, impedindo a classificação do Uruguai, que mesmo vencendo Gana, não se classificou.
COMO ESTÃO OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL ATÉ AQUI:
Holanda x Estados Unidos- 03/12- 12h-Estádio International Khalifa
Argentina x Austrália-03/12-16h-Estádio Ahmad Bin Ali
França x Polônia-04/12-12h-Estádio Al Thumama
Inglaterra x Senegal-04/12-16h-Estádio Al Bayt
Japão x Croácia-05/12-12h-Estádio Al Janoub-
1ºG x 2ºH-05/12-16h-Estádio 974-A Definir
Marrocos x Espanha-06/12-12h-Estádio Cidade da Educação-
1ºH x 2ºG-06/12-16h-Estádio Lusail-A Definir
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.