A sede da Conmebol, na cidade paraguaia de Luque (localizada ao lado de Assunção), terá nesta terça-feira o sorteio dos grupos da próxima edição da Copa Libertadores da América e também dos confrontos da etapa de classificação - chamada pela entidade continental de primeira fase e mais conhecida no Brasil como “pré-Libertadores”.
Como sempre acontece nos sorteios da Conmebol, haverá várias “falhas” na formação dos grupos da Libertadores. A maioria dos 11 países que participam do torneio (os dez filiados à entidade e o México) ainda não conhece todos os seus representantes, o que impedirá os clubes que já estão classificados para a fase de grupos de conhecer hoje todos os seus adversários.
O Brasil, por exemplo, tem seus cinco representantes já decididos, mas ainda falta saber qual equipe terá de passar pela fase classificatória. Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo já estão garantidos na etapa de grupos, enquanto Internacional e Corinthians decidirão na última rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo, qual deles vai para essa fase e qual terá de passar pela “pré-Libertadores”.
Na edição de 2015, a Argentina será o país com mais representantes na competição. Além dos cinco a que eles têm direito todos os anos, os argentinos contarão com mais um - o San Lorenzo, atual campeão.
Cinco dos oito integrantes do pote 1 do sorteio (os cabeças de chave da competição) já são conhecidos: Cruzeiro e Atlético-MG, os argentino San Lorenzo e River Plate, o colombiano Nacional de Medellín e o venezuelano Zamora. O pote terá também uma equipe do Peru e uma do Equador.
O São Paulo ficará no pote 2, assim como o melhor classificado no Brasileirão entre Corinthians e Inter. Esse pote, assim como o primeiro, terá também dois clubes argentinos, um colombiano, um equatoriano e um venezuelano (o Mineros).
O pote 3 terá equipes de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai e o pote 4 será formado por dois clubes mexicanos (Tigres e Atlas) e os que saírem da fase classificatória. Portanto, o quarto colocado do Brasileirão ficará nesse pote - desde que não seja eliminado na “pré-Libertadores”, é claro -, com alto risco de cair em um grupo que já tenha outro clube do País.
O sorteio da Libertadores está marcado para as 22 horas (horário de Brasília) e terá diversas homenagens a personalidades do futebol sul-americano. Entre os homenageados, estarão Matías Lamens e Edgardo Bauza, respectivamente o presidente e o técnico do San Lorenzo, Juan Sebastián Verón e o seu pai, o também ex-jogador Juan Ramón Verón.
SORTEIO
Pote 1
Argentina 1 (San Lorenzo)
Argentina 2 (River Plate)
Brasil 1 (Cruzeiro)
Brasil 2 (Atlético-MG)
Colômbia 1 (Nacional de Medellín)
Equador 1
Peru 1
Venezuela 1 (Zamora)
Pote 2
Argentina 3
Argentina 4
Brasil 3 (São Paulo)
Brasil 4 (Inter ou Corinthians)
Colômbia 2
Equador 2
Peru 2
Venezuela 2 (Mineros)
Pote 3
Bolívia 1 (Universitário)
Bolívia 2 (San José)
Chile 1 (Colo Colo)
Chile 2
Paraguai 1 (Libertad)
Paraguai 2
Uruguai 1 (Danubio)
Uruguai 2 (Montevideo Wanderers)
Pote 4
México 1 (Tigres)
México 2 (Atlas)
6 classificados da primeira fase, entre os seguintes clubes:
Argentina 5 (Huracán)
Argentina 6
Bolívia 3 (The Strongest)
Brasil 5 (Inter ou Corinthians)
Chile 3
Colômbia 3
Equador 3
México 3 (Morelia)
Paraguai 3
Peru 3
Uruguai 3 (Nacional)
Venezuela 3 (Deportivo Táchira)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.