A Copa do Mundo do Catar encerrou nesta quinta-feira a primeira rodada de sua fase de grupos. Apesar de quatro jogos empatados sem gols, foram assinalados 41 tentos. Espanha, Inglaterra e França contribuíram para compensar os resultados decepcionantes de outras seleções. A equipe do Estadão escolheu os cinco gols mais bonitos até aqui. Veja o ranking a seguir:
5º CRAIG GOODWIN - AUSTRÁLIA
O placar final do jogo de estreia com a França não foi feliz para a Austrália, mas Craig Goodwin garantiu o quinto lugar nesta lista graças à jogada de Mathew Leckie.
O camisa 7 recebeu lançamento na ponta esquerda, driblou Theo Hernández - em lance que levou a uma ruptura dos ligamentos do joelho do atleta que foi cortado da Copa - e faz um passe cruzado para o bico da pequena área, encontrando Goodwin, que abriu o marcador. No fim, os franceses venceram por 4 a 1.
4º GAVI - ESPANHA
Gavi se tornou o mais jovem atleta a marcar um gol desde Pelé. O espanhol de 18 anos anotou o quinto gol no massacre sobre a Costa Rica por 7 a 0.
Ele recebeu um passe na medida de Morata, após rebote de Navas, e bateu de primeira, de perna direita. A bola ainda desvia no pé da trave, antes de estufar as redes.
3º BUKAYO SAKA - INGLATERRA
A seleção inglesa foi outra a aplicar uma goleada na estreia do Mundial. No 6 a 2 sobre o Irã, Bukayo Saka fez do segundo tento do jogo um verdadeiro golaço.
Após cobrança de escanteio, Maguire escorou de cabeça, Saka acertou um belo chute no ângulo esquerdo do arqueiro iraniano.
2º SALEM AL-DAWSARI - ARÁBIA SAUDITA
Zebra na rodada inaugural da Copa do Mundo, a Arábia Saudita entra nesta lista com o gol da virada sobre a Argentina, por 2 a 1.
Salem Al-Dawsari anotou um golaço após bela jogada individual, costurando a zaga argentina e finalização cruzada, no alto, sem chances para o goleiro argentino.
1º RICHARLISON - BRASIL
Richarlison teve uma estreia brilhante em Copas do Mundo. O centroavante da seleção marcou os dois gols brasileiros na vitória sobre a Sérvia por 2 a 0.
O segundo, especialmente, foi de encher os olhos. O atacante acertou um lindo voleio, indefensável para o goleiro sérvio no Estádio Lusail.
Merecem menção honrosa outros dois gols da primeira rodada. O segundo tento japonês, assinalado por Takuma Asano, na vitória sobre a Alemanha por 2 a 1 foi construído com visão de jogo, apesar da conclusão não ser das mais plásticas. Pelos EUA, Timothy Weah, filho do liberiano George Weah, marcou o único gol norte-americano na igualdade, por 1 a 1, com País de Gales. A jogada foi muito bem articulada, com a conclusão precisa do jogador.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.