Memphis Depay enfrenta o Fortaleza pela Sul-Americana? Saiba quando deve estrear pelo Corinthians

Atacante está inscrito na competição continental e poderia entrar em campo nesta terça-feira; holandês faz recondicionamento no CT Joaquim Grava desde quinta-feira

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves
Atualização:

Memphis Depay, contratação midiática do Corinthians nesta janela de transferências, foi inscrito pelo time alvinegro para disputar a Copa Sul-Americana – utilizará a camisa 7 na competição –, mas o atacante ainda não está à disposição do técnico Ramón Díaz para o duelo desta terça-feira com o Fortaleza, pelas quartas da final da competição. Esta é a segunda partida que o holandês fica fora da lista de relacionados desde que teve sua situação regularizada junto à CBF.

O atacante de 30 anos está livre para estrear desde terça-feira, quando o clube deu entrada no contrato do jogador junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. No entanto, ele realiza uma série de atividades para melhorar seu condicionamento físico antes de entrar em campo pelo Corinthians. Desde julho, na Eurocopa, Memphis não disputa uma partida oficial.

Os planos do clube continuam sendo para que o atacante estreie neste sábado, contra o Atlético-GO, na Neo Química Arena. O Corinthians não confirma, já que irá depender da forma que o atacante chegará para o duelo. Desde quinta-feira, Memphis realiza trabalhos de recondicionamento físico, com e sem a bola, no CT Joaquim Grava. Na sexta-feira, fez a primeira atividade ao lado dos novos companheiros.

Memphis Depay realiza trabalhos de condicionamento físico no CT Joaquim Grava. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

PUBLICIDADE

O jogo contra o Atlético-GO surge como possibilidade para a estreia se Memphis cumprir com o planejamento e evoluir nos treinamentos, até atingir um estágio em que a comissão técnica se sinta confiante em contar com o jogador. No clube, prega-se cautela para não acelerar etapas e atrapalhar o desempenho de Memphis a longo prazo, com o risco de agravar alguma lesão. Nos últimos cinco anos, o atacante ficou 626 dias fora por lesões. No Atlético de Madrid, último clube que defendeu, sofreu com problemas musculares.

“Vamos colocá-los bem (Memphis e Carrillo). Não jogam há muito tempo. Trabalham bem e possivelmente em uma semana já teremos eles em condições de jogar, mas não 100%. Temos uma semana até o Brasileirão. E quando jogarmos de mandante eles devem estar 100%”, afirmou Ramón Díaz, se referindo à partida contra o Atlético-GO como potencial estreia do holandês. Esse é um desejo do treinador, mas o clube não crava a data (21 de agosto) até que o jogador complete o trabalho de recondicionamento físico. Neste domingo, ele faz atividades no CT.

Memphis aceitou a proposta em negociação liderada pelo executivo de futebol Fabinho Soldado, o secretário geral Vinícius Cascone e o diretor financeiro Pedro Silveira. Antes, também conversou com o treinador corintiano sobre o projeto da equipe e o momento no Brasileirão, em que o Corinthians ocupa a 18ª colocação e luta contra o rebaixamento. No vínculo com o clube, há uma cláusula que permite que o contrato seja rescindido em caso de queda para a Série B, sem custos para nenhuma das partes.

O atacante de 30 anos assinou o contrato ainda na Europa e teve a situação regularizada no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) na manhã de terça-feira. Pelo prazo de inscrição da Copa do Brasil ter se encerrado na segunda-feira, às 23h59 (de Brasília), o clube não conseguirá contar com o atleta na semifinal contra o Flamengo. O vínculo de Memphis com o Corinthians vai até julho de 2026. Anteriormente, por um erro de comunicação do clube, foi anunciado que o período de contrato seria até dezembro do mesmo ano.

Memphis irá adotar a camisa 94 no Corinthians em jogos do Campeonato Brasileiro, uma referência ao ano em que nasceu. Na quarta-feira, além de acompanhar a classificação corintiana na Neo Química Arena, foi recebido por torcedores no aeroporto de Guarulhos, visitou as instalações e o memorial do clube. Também interagiu com membros das torcidas organizadas na Fazendinha, antigo estádio do Corinthians.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.