O Corinthians enviou na quarta-feira, 22, uma notificação extrajudicial à Rede Media Social Ltda, intermediária do acordo com a Vai de Bet, cobrando explicações sobre pagamentos à Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda, suposta empresa “laranja”. O clube também solicitou a EY investigação do contrato para esclarecimentos.
Ao assinar com a Vai de Bet, o Corinthians fechou o maior acordo de patrocínio do futebol brasileiro. A marca do ramo de apostas que ofereceu R$ 360 milhões para estampar o espaço mais nobre da camisa corintiana por três temporadas. O acordo prevê o pagamento de R$ 10 milhões ao longo dos 36 meses de contrato.
O contrato prevê o também pagamento de 7% do montante líquido de cada parcela à Rede Media Social Ltda. Ou seja, 700 mil por mês ao longo de três anos, resultando em R$ 25,2 milhões ao fim do contrato. Com CNPJ ativo desde janeiro de 2021, a empresa possui um capital social declarado de R$ 10 mil e está no nome de Alex Fernando André, mais conhecido como Alex Cassundé, membro da equipe de comunicação de Augusto Melo. Ele tem até duas semanas para se manifestar.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/XLIJDYGSJBCFNEB7KKONUOHAGE.png?quality=80&auth=3115376a0a69da567728e88560a0e6ed30f4bf9d9b7428d0d22b6b66212cd181&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/XLIJDYGSJBCFNEB7KKONUOHAGE.png?quality=80&auth=3115376a0a69da567728e88560a0e6ed30f4bf9d9b7428d0d22b6b66212cd181&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/XLIJDYGSJBCFNEB7KKONUOHAGE.png?quality=80&auth=3115376a0a69da567728e88560a0e6ed30f4bf9d9b7428d0d22b6b66212cd181&width=1200 1322w)
Segundo reportagem publicada na coluna do jornalista Juca Kfouri, no Uol, após os pagamentos da comissão, a Rede Social Media Ltda repassou o parte dos valores por meio de PIX à Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda, empresa com endereço na Avenida Paulista que serviria como “laranja”. Ao comentar o assunto, o clube afirmou que “O clube destaca que não guarda responsabilidade sobre eventuais repasses de valores a terceiros”.
A VaideBet se mostrou incomodada com as recentes denúncias e sinalizou, por meio de um comunicado oficial, a possibilidade de tratar da rescisão do contrato, caso a situação venha a persistir. ‘“Durante as últimas semanas, a VaideBet pediu informações ao Corinthians em ocasiões variadas e realizou reunião presencial na sede do clube no dia 8 de maio, além de ter enviado um comunicado à diretoria na última segunda-feira”, diz parte do texto.
Leia também
“Desde o primeiro momento, a VaideBet foi contratada por um agente intermediário sobre a possibilidade de se firmar um acordo para patrocínio máster do Corinthians, e foi conduzida pelo referido interveniente até a diretoria do clube para o início das negociações”, diz outro trecho do comunicado. A casa de apostas disse ainda que não participou de outros acordos envolvendo a Rede Media Social.
Cassundé trabalhou na campanha de Augusto Melo a convite de Sergio Moura, superintendente de marketing do Corinthians. Moura pediu afastamento do cargo após a polêmica vir à tona. Ele também estava sofrendo pressão no cargo por não conseguir fechar outros patrocínios para a camisa do clube.
Nesta sexta-feira, 24, o Corinthians anunciou que Yu Kin Lee, diretor jurídico, e Fernando Perino, diretor jurídico adjunto, se desligaram do clube após pedido de demissão. Eles foram contratados no início da gestão de Augusto Melo, ficando apenas cinco meses nos respectivos cargos.