O título do Corinthians sobre o Palmeiras nesta quinta-feira, na decisão do Campeonato Paulista, ficou marcada pela provocação de Memphis Depay na reta final da partida. Na Europa, o gesto do atacante holandês, ao subir na bola e iniciar uma confusão generalizada dentro de campo entre os jogadores, foi destaque nos principais jornais esportivos. Além disso, o revés de Vitor Roque, em sua primeira competição desde que deixou o Bétis, também ganhou destaque.
“Uma provocação de Memphis Depay acendeu os espíritos de uma festa que terminou em um frenesi de expulsões e sinalizadores”, destacou o jornal espanhol Marca. “Depay fez malabarismos com seus dois pés na bola, deixando-o suspenso no ar, provocando indignação dos jogadores do Palmeiras, que foram direto para o atacante holandês.”
Leia também
O lance, já na reta final do segundo tempo, resultou em uma paralisação de cinco minutos da partida pelo árbitro Matheus Delgado Candançan. Como resultado da briga, Marcelo Lomba e José Martínez, de Palmeiras e Corinthians, respectivamente, foram expulsos por agredirem um ao outro.

Também na Espanha, o As destacou, principalmente, a derrota de Vitor Roque em sua primeira oportunidade de ser campeão pelo Palmeiras. “Quando voltou para o Brasil, deixou uma mensagem clara: ‘No Bétis lutamos pela Europa; no Palmeiras, por títulos’. Agora, menos de um mês depois, o atacante deixou escapar sua primeira chance de ganhar um troféu na final do Paulistão vencida pelo Corinthians”, escreveu o jornal.
Já na Holanda, que foi crítica à atuação de Memphis Depay na última semana, pela seleção nacional, teve opiniões mistas quanto ao lance do camisa 10. “Memphis mostrou personalidade em um clássico tão polêmico”, escreveu o Voetbal Primeur. O De Telegraaf, foi duro em relação à ação do holandês na partida decisiva do Campeonato Paulista, classificando-a como uma “brincadeira infantil”.
“Ele sentiu a necessidade de desafiar seu rival, ficando em cima da bola com os dois pés e se equilibrando nessa posição por alguns segundos. A brincadeira infantil deu início a uma grande briga, com todo o time, incluindo os reservas, brigando na bandeirinha de escanteio”, destacou o diário holandês.
Com o título, o Corinthians impede o Palmeiras de conquistar o tetracampeonato inédito na era profissional do Campeonato Paulista e chega ao 31º título estadual de sua história. Do outro lado, a equipe de Abel Ferreira agrava crise vivida até aqui nesta temporada e quase a tirou do mata-mata do Paulistão. Os times voltam a campo neste domingo, contra Bahia, em Salvador, e Botafogo, no Allianz Parque, respectivamente.