O atacante Endrick, do Palmeiras, foi colocado como o centroavante sub-21 mais promissor do mundo em ranking organizado pelo Observatório do Futebol, grupo de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). Aos 17 anos, ele tem a companhia de outros dois brasileiros no top-10 organizado pela instituição: Vitor Roque, de 19, do Barcelona, que está em segundo lugar na lista, e Marcos Leonardo, de 20, do Benfica, o décimo colocado.
Entre o barcelonista e benfiquista estão o irlandês Evan Ferguson, do Brighton, o chileno Damián Pizarro (Colo-Colo), o argentino Jerónimo Domina (Unión de Santa Fé), o sérvio Milis Lukovic (FK IMT), o nigeriano George Ilenikhena (Real Antuérpia), o esloveno Benjamin Sesko (RB Leipzig) e o argentino Santiago Castro (Bologna). O Brasil, portanto, é a nação com mais representantes no top 10, à frente da Argentina, que tem dois atletas.
Único jogador do ranking que atua no futebol brasileiro, Endrick é o segundo mais jovem da lista, um mês mais velho do que Ilenikhena. A despedida do Brasil, contudo, está próxima. O atacante palmeirense vai se transferir para o Real Madrid em julho deste ano, quando completa 18 anos. Sem disputar boa parte do Paulistão porque estava defendendo a seleção sub-23 no Pré-Olímpico, ele tem um gol em cinco jogos nesta temporada.
A ideia é de que o jovem esteja junto com a delegação do clube merengue na pré-temporada 2024/2025. O local escolhido pelo Real Madrid para esse período foi os Estados Unidos. No último ano, o atacante visitou a Espanha e conheceu Florentino Pérez, presidente do clube de Madri, além do seu novo treinador, Carlo Ancelotti.
Leia também
Em 2022, Endrick foi comprado por 35 milhões de euros fixos (R$ 198 milhões na cotação da época), além de 25 milhões de euros (R$ 141 milhões) em bônus, dos quais 10 milhões já foram atingidos. Um desses adicionais é ativado a cada cinco gols marcados em sua carreira. Até o momento, desde que foi comprado pelo Real Madrid, ele soma 15 gols, o último registrado em clássico com o Corinthians.
“O estudo reforça como é importante para o jovem atleta hoje se atentar ao que faz em cada um dos cem minutos de jogo, sejam os dois em que tem a bola, sejam os noventa e oito nos quais não a tem. Essa atenção, com tudo que pode fazer a todo momento por sua equipe, sempre foi um dos diferenciais de Endrick”, afirma Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, agência que administra a carreira do atacante palmeirense.
“Ainda que já seja consenso entre torcedores, imprensa, atletas e treinadores, no Brasil e Europa, que Endrick é o mais promissor entre os que têm menos de vinte anos, um estudo que se vale de critérios objetivos, números e métricas, e que inclui todos, e não somente os renomados, que atuam nos principais clubes, é tão importante, para nós e para ele, do que o reconhecimento popular”, completa Freitas.
Vitor Roque e Marcos Leonardo estão no início de suas jornadas na Europa. O ex-atacante do Athletico-PR ainda briga por espaço no Barcelona e vem sendo utilizado apenas pontualmente pelo treinador Xavi Hernández. Em dez partidas disputadas até aqui, marcou dois gols. Já o ex-centroavante do Santos, embora não seja titular, tem mostrado potencial no futebol português e anotou cinco gols e 11 partidas.
Veja o ranking dos centroavantes sub-21 mais promissores, organizado pelo CIES:
- Endrick (17 anos) - Palmeiras e Brasil
- Vitor Roque (19 anos) - Barcelona e Brasil
- Evan Ferguson (19 anos) - Brighton e Irlanda
- Damián Pizarro (18 anos) - Colo Colo e Chile
- Jerónimo Domina (18 anos) - Unión de Santa Fé e Argentina
- Milos Lukovic (18 anos) - FK IMT e Sérvia
- George Ilenikhena (17 anos) - Real Antuérpia e Nigéria
- Benjamin Sesko (20 anos) - RB Leipzig e Eslovênia
- Santiago Castro (19 anos) - Bologna e Argentina
- Marcos Leonardo (20 anos) - Benfica e Brasil
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.