Análise | Corinthians bate Fortaleza na Sul-Americana e mostra que salvação no Brasileiro é possível

Poupando titulares, time alvinegro joga bem, vence por 2 a 0, com gols de Igor Coronado e Yuri Alberto, e pode perder por até um gol em SP que avança à semifinal; atuação é alento ao torcedor na briga contra o Z-4 na competição nacional

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo Sampaio
Atualização:

Poupando titulares, o Corinthians conseguiu uma grande vitória ao bater o Fortaleza por 2 a 0, nesta terça-feira, na Arena Castelão, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O time alvinegro segurou o ímpeto do time cearense no primeiro tempo e jogou melhor na etapa final, mostrando que é possível, sim, uma reação no Brasileirão. Igor Coronado, com um golaço, e Yuri Alberto, marcaram para o time paulista, que não vencia o adversário fora de casa há cinco anos.

PUBLICIDADE

O confronto de volta acontece daqui a uma semana, dia 24, na Neo Química Arena. O Corinthians pode perder por até um gol de diferença que avança. Quem avançar enfrenta o vencedor do duelo entre Athletico-PR x Racing-ARG.

Agora, o Corinthians volta a se concentrar na missão de fugir da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro está na antepenúltima posição, em 18º, com 25 pontos. O próximo compromisso será em casa, no sábado, contra o lanterna Atlético-GO, às 16h. A partida deve, enfim, marcar a estreia do astro holandês Memphis Depay com a camisa corintiana.

Depois de perder a invencibilidade de 21 jogos em casa, o Fortaleza vira a chave e passa a focar no duelo com o Bahia, também na capital cearense. Depois de amargar o vice da Sul-Americana para a LDU, do Equador, no ano passado, a tendência é que a equipe tricolor poupe alguns jogadores para o confronto derradeiro contra o Corinthians em SP, mesmo brigando pelas primeiras posições na competição nacional.

Publicidade

Igor Coronado comemora gol do Corinthians sobre o Fortaleza.  Foto: Thiago Gadelha/AFP

O técnico Ramón Díaz já declarou por mais de uma vez que a prioridade do Corinthians era se livrar do Z-4 no Brasileirão. Assim, resolveu poupar alguns titulares no jogo desta terça, deixando nomes como Rodrigo Garro, Ángel Romero e André Ramalho no banco de reservas. O técnico armou um time com três volantes, com Ryan, Charles e Bidon entre os 11 iniciais, e Coronado na criação. A ideia era ter um time combativo e capaz de trocar passes para arrefecer a pressão natural que o Fortaleza buscou desenvolver.

A estratégia corintiana funcionou em partes. O time até conseguiu neutralizar o jogo veloz do Fortaleza e pouco sofreu na etapa inicial. A melhor chance do Fortaleza foi quando o ex-palmeirense Breno Lopes consegui dominar dentro da área e chutou pela rede do lado de fora.

Por outro lado, o Corinthians chegou poucas vezes ao ataque. A equipe paulista errou muitos passes e abusou da lentidão para armar jogadas de contra-ataque, facilitando o trabalho marcação adversária e causando a ira do técnico Ramón Díaz. Quando o primeiro tempo parecia que seria encerrado sem gol, Igor Coronado acertou um chute de rara felicidade no ângulo do goleiro João Ricardo, abrindo o placar aos 39 minutos.

O Corinthians perdeu a chance de ampliar o placar logo no início do segundo tempo. Logo aos 4 minutos, Coronado fez linda jogada e chutou cruzado, mas Talles Magno, sozinho, não conseguiu empurrar para as redes, perdendo chance incrível. O lance deu a tônica dos minutos seguintes. A equipe paulista corrigiu os erros da etapa inicial, melhorando a troca de passes e acertando as escapadas em velocidade. O time corintiano cresceu na partida e pressionou bastante o Fortaleza, que não conseguiu mais jogar e viu o adversário empilhar oportunidades.

Publicidade

O amplo domínio corintiano calou o Castelão. Os torcedores do Fortaleza demonstraram irritação com partida ruim do time, enquanto Talles Magno pecou nas finalizações, e Yuri Alberto encontrou dificuldades para dar sequência aos lances. A atuação irreconhecível do time tricolor poderia ter feito o time paulista ter saído com um resultado ainda melhor da capital cearense.

Os donos da casa até esboçaram uma reação no fim, mas não o suficiente para levar perigo. Aos 44 minutos, Yuri Alberto se redimiu e aproveitou a sobra na grande área para ampliar o placar e garantir a justa vitória ao Corinthians.

FICHA TÉCNICA

  • FORTALEZA 0 X 2 CORINTHIANS
  • FORTALEZA - João Ricardo; Tinga, Titi (Marinho), Kuscevic e Felipe Jonatan; Hércules, Lucas Sasha (Matheus Rossetto) e Pochettino (Machuca); Yago Pikachu (Pedro Augusto), Breno Lopes (Kervin Andrade) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
  • CORINTHIANS - Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Cacá e Hugo; Ryan (José Martínez), Breno Bidon, Charles (Carrillo), Igor Coronado (Rodrigo Garro); Talles Magno (Ángel Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
  • ÁRBITRO - Darío Herrera (ARG)
  • GOLS - Igor Coronado, aos 39 do primeiro tempo; Yuri Alberto, aos 44 do segundo tempo
  • CARTÕES AMARELOS - Yuri Alberto e Rodrigo Garro (Corinthians)
  • PÚBLICO - 46.617
  • RENDA - R$ 1.344.658,00
  • LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Análise por Rodrigo Sampaio

Jornalista natural do Rio de Janeiro (RJ) em São Paulo. Repórter de Esportes do Estadão desde 2021. Antes, passagens por TV Globo e Jornal O Dia, com experiência na cobertura da Metrópole, Cultura, Política e Judiciário. Fez parte da 30ª turma do Curso Estado de Jornalismo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.